Topo

'Sucesso de Tati e Valéria não é novidade pra mim', diz Manoel Soares

De Splash, no Rio

30/07/2023 04h00

Com a saída de Manoel Soares, 44, da Globo no final de junho, as apresentadoras Tati Machado e Valéria Almeida ficaram responsáveis por cobrir as férias de Patricia Poeta no Encontro. As duas foram elogiadas pelo público — alguns, inclusive, pediram a permanência delas oficialmente no comando.

Em conversa com Splash, Manoel Soares conta que não acompanhou o período em que elas ficaram a frente do matinal por estar focado em seu novo projeto, o Bombou, mas elogiou o trabalho das ex-colegas de emissora.

Os elogios que elas receberam, para mim, não é novidade? Essas meninas são novas vozes da comunicação brasileira e essas vozes precisam ser ouvidas.

Ele revela que aconselhou Tati quando a conheceu, antes da apresentadora ter toda essa visibilidade, a preservar sua "forma de se comunicar muito preciosa". "Falei a ela: 'a sua forma de comunicar é um diamante que você precisa guardar e você não pode abrir mão dele'. E conheço a Valéria desde quando nós fazíamos Profissão Repórter juntos. Nós éramos meninos, (esse sucesso) não me surpreendeu."

Para Manoel, que afirma ser o primeiro apresentador negro de um programa de variedades matinal da TV brasileira, a presença de Tati e Valéria no Encontro marca uma mudança positiva. "Estamos falando de duas mulheres que não estão dentro do padrão estético que o Brasil era acostumado a consumir quando falamos de apresentadoras. Essa mudança é uma mudança muito bonita.

Em seguida, ele se dirigiu aos entrevistadores de Splash para reforçar essa mudança. "Quantas vezes, Lucas, você não viu meninos com a sua estética corporal lamentando não poderem exercer a profissão que você exerce hoje? Quantas vezes, Filipe, você viu meninos com a sua estética corporal lamentando não poderem fazer isso também? Estamos falando de luzes de novos tempos."

Manoel prefere manter distanciamento dos ex-colegas de Encontro por enquanto, mas reforça que é fã de Tati e Valéria, além de ser amigo das apresentadoras e de suas famílias.

"Sou suspeito para falar porque sou amigo delas e dos maridos. Vivemos emoções juntos. Minhas crianças adoram a Tati e a Valéria. Se eu preciso dar puxão de orelha no filho da Valéria, eu dou. É uma relação muito mais próxima, além de televisão e da Globo. São amigos. Você não convive tanto tempo com as pessoas e você não nutre um afeto, entendeu?"

Apesar de rasgar elogios a Tati e Valéria, Manoel não citou o nome de Patrícia ao longo de uma hora de conversa, mesmo quando as perguntas foram sobre a ex-colega de palco.

"Para Meu Amigo Branco"

Na entrevista exclusiva a Splash, o jornalista ainda falou ainda sobre os novos projetos: o Bombou e a peça "Para Meu Amigo Branco", inspirada em seu livro de mesmo nome. Dirigida por Rodrigo França e Mery Delmond, a obra estreou nesta quinta-feira (27), no Sesc Copacabana, no Rio, com a presença de Manoel e outros famosos na plateia.

A peça trata de um episódio de racismo entre crianças da escola. Em cena, as contradições e a falta de posicionamento da escola dão o tom do conflito de um pai negro e um pai branco, que minimiza a dor e sofrimento dessa família preta. A trama traz à tona as primeiras construções sociais racistas, quando pais e filhos, ainda na tenra infância, se dão conta de que a sociedade não destina o mesmo tratamento para pretos e brancos.

Serviço - "Para Meu Amigo Branco"
Quando De 27/7 a 20/8; de quinta a domingo, às 20h
Onde Arena do Sesc Copacabana (R. Domingos Ferreira, 160) -- ingressos a partir de R$ 7,50
Classificação 14 anos
Duração 70 min

Confira entrevista completa: