Topo

OPINIÃO

Band acelera substituto de Faustão e traz 'Lombardi' de Zeca Camargo

Cenário do antigo programa do Fausto Silva na Band já foi desmontado - Reprodução/Band
Cenário do antigo programa do Fausto Silva na Band já foi desmontado Imagem: Reprodução/Band

Cristina Padiglione

Colaboração para Splash, em São Paulo

20/07/2023 04h00

Radialista que já acompanhou Zeca Camargo no quizz show 1001 Perguntas (Band), Carla Bigatto é sucesso nas manhãs da Band News FM, o braço mais bem-sucedido do Grupo Bandeirantes. Agora, ela voltará a acompanhar o jornalista em seu novo programa, até aqui tratado pelo título Melhor da Noite, ao lado de Glenda Kozlowski.

Tal qual acontecia no 1001 Perguntas, Bigatto "entre em cena" apenas por meio da voz, corroborando sua fama de "Lombardi" de Zeca, uma referência que ela própria já fez ao lendário locutor do Programa Silvio Santos, fiel voz do animador, ao longo de décadas. No caso de Bigatto, seu rosto não é nenhuma incógnita, já que a transmissão do noticiário da Band News FM é feita com câmeras no estúdio e exibição ao vivo pelo YouTube e pelo portal da Band.

A ideia é que Bigatto seja uma espécie de assistente virtual de Zeca e Glenda, na linha tecnológica que remete à inteligência artificial. A direção ainda não definiu como ela será apresentada.

A primeira reunião da equipe —parte dela herdada do Faustão na Band — com os novos apresentadores e diretores ocorreu nesta terça-feira (18). Além de Zeca, Glenda e Ignácio Nano Iglesias, diretor do programa, estiveram presentes a diretora-geral de produção da Band, Fernanda Ortiz, e Kaká Marques, diretor de Entretenimento da emissora.

O cenário de Faustão já foi desmontado e o novo está em construção acelerada para abrigar quanto antes a gravação dos primeiros pilotos. O plano da Band é estrear ainda em agosto.

O programa será ao vivo, das 20h30 às 22h, de segunda a sexta, seguido por uma nova versão do humorístico Perrengue, rebatizado nesse horário como Perrengue do Dia, que seguirá no ar até as 22h30, entregando a programação para a linha de shows.

O Melhor da Noite também terá plateia, o que favorece a temperatura da atração, mas com auditório bem menor que o de Faustão. Em vez de 350 lugares, a nova atração receberá entre 80 e 100 pessoas por edição.

A aposta em um produto ao vivo no fim de noite prevê a oportunidade de aproveitar o noticiário do dia, principalmente em ocasiões em que grandes acontecimentos, tragédias e afins motivem a curiosidade do telespectador. Para isso, o Melhor da Noite terá trânsito livre para a equipe de jornalismo. Mas o programa também receberá atrações musicais e terá conteúdos pré-produzidos, a fim de não depender unicamente de fatos do dia.

Toda a produção vem sendo feita à base de custos mínimos e economia possível, em razão da frágil situação da emissora. A passagem de Faustão pela Band acumulou um prejuízo grande para a emissora, mas outros fatores administrativos também pesaram no rombo, hoje calculado em torno de R$ 100 milhões.