Topo

OPINIÃO

Padi: Silvio Santos exagerou com Bolsonaro, mas sempre bajulou presidentes

Colaboração para Splash

09/07/2023 04h00

A presidente do SBT, Daniela Beyruti, e a apresentadora Patrícia Abravanel — ambas filhas de Silvio Santos — estiveram nesta semana no Palácio do Planalto, em Brasília, para um encontro com o presidente Lula e o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Cristina Padiglione recordou que o dono do SBT sempre busca manter uma boa relação com os chefes nacionais de Estado. "Silvio Santos trata o presidente como patrão. Sempre houve uma bajulação. É uma confusão entre governo e Estado, como se o cara que está ocupando a cadeira fosse o dono da caneta. Ele, na verdade, está usando a 'caneta', que é renovada a cada quatro anos", observou ela, no programa Splash Show.

Segundo a colunista, essa cordialidade com o governo do líder petista tem um objetivo claro. "O governo Bolsonaro aumentou a participação do SBT no bolo de publicidade distribuída pelo governo. O interesse do SBT é não perder essa participação."

O encontro de Lula com as filhas de Silvio deixou claro que não há ressentimento dos Abravanel pela não reeleição de Bolsonaro. "A fila andou — é mais ou menos esse o recado dado. Os dois sempre tiveram uma relação muito cordial, não eram inimigos. Mas era preciso ficar claro que não há nada contra o fato de Lula ter derrubado Bolsonaro, que era o querido anterior do Silvio."

Ela diz acreditar que houve uma proximidade exagerada entre o ex-presidente Jair Bolsonaro e os Abravanel. "Embora Silvio Santos sempre tenha sido governista, a aproximação com o governo Bolsonaro foi algo que beirou a promiscuidade, no sentido de haver ali uma confusão de valores e interesses. O genro do Silvio, Fábio Faria, era ministro das Comunicações - pasta diretamente relacionada à radiodifusão, caso do SBT."

Padiglione: Zé Celso merece uma atitude nobre de Silvio Santos após briga

O dramaturgo Zé Celso morreu nesta semana, aos 86 anos, em São Paulo Ele travava havia mais de 40 anos uma disputa judicial com Silvio Santos, 92, pela área onde está localizado o Teatro Oficina na capital paulista.

Cristina Padiglione diz acreditar que o dono do SBT poderia ceder de vez o terreno ao Oficina. "Silvio devia prestar essa homenagem e abdicar daquele espaço para realmente ser um parque. Seria uma atitude nobre do Senor Abravanel, e a gente teria uma honra a alguém que fez tanto pela cidade e pela cultura brasileira."

  • O programa Splash Show é exibido ao vivo de segunda a sexta-feira, às 13h, no canal de Splash no YouTube e na home do UOL, com as principais notícias do dia e comentários. Assista à íntegra: