Topo

Quem é 1ª brasileira Miss Universo homenageada com coroa de R$ 50 mil?

Ieda Maria Vargas foi eleita Miss Universo 1963 aos 18 anos; hoje ela tem 78 e vive em Gramado (RS) - Reprodução/ Revista Manchete/ Instagram @ieda_maria_vargas_oficial
Ieda Maria Vargas foi eleita Miss Universo 1963 aos 18 anos; hoje ela tem 78 e vive em Gramado (RS) Imagem: Reprodução/ Revista Manchete/ Instagram @ieda_maria_vargas_oficial

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/07/2023 04h00Atualizada em 07/07/2023 16h12

A primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas, tem 78 anos e será homenageada na 69ª edição do concurso Miss Universo Brasil, que acontece neste sábado (8). A nova coroa do concurso é avaliada em R$ 50 mil e foi feita em sua homenagem.

No próximo dia 20, ela comemora os 60 anos de coroação como Miss Universo.

"Pois então, nem parece que faz tanto tempo [que ganhei]", conta a Miss Universo 1963 em entrevista a Splash.

Lembranças inesquecíveis: "A memória às vezes falha, mas me lembro com grande carinho de tanta gente que conheci, tantos lugares lindos. Tenho lembranças que eu espero nunca esquecer".

"O que eu mais lembro até hoje, foi o apoio dos meus pais naquele ano [de 1963]. Era tudo novo pra mim e pra eles, mas eles sempre pareceram que sabiam tudo, sempre tinham uma solução ou alguma palavra de apoio", derrete-se Ieda Maria Vargas Athanásio.

1 - Divulgação/ Instagram @missuniverso.brasil - Divulgação/ Instagram @missuniverso.brasil
Nova coroa do Miss Universo Brasil foi feita em homenagem à primeira Miss Universo brasileira, Ieda Maria Vargas
Imagem: Divulgação/ Instagram @missuniverso.brasil

Quem é Ieda Maria Vargas?

Natural de Porto Alegre, Ieda Maria Vargas Athanásio nasceu no último dia do ano de 1944. Foi a primeira brasileira a receber o título de Miss Universo, em 1963, em Miami Beach, nos Estados Unidos, desbancando outras 49 concorrentes — apenas a baiana Martha Vasconcellos repetiria o feito depois, em 1968.

"Vou a Miami tentar buscar o titulo mundial, não por mim, mas pelo que representa para os brasileiros a conquista do tão cobiçado titulo que, como acontecia no futebol, tantas vezes nos tem escapado das mãos", disse a gaúcha ao jornal O Estado do Paraná, antes de seguir para os EUA em julho de 1963.

Após sua vitória, sua recepção foi calorosa por milhares de brasileiros ávidos com sua chegada desfilando em Brasília e sendo recebida pelo presidente João Goulart. Ela também foi ovacionada no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.

1 - Divulgação - Divulgação
Ieda Maria Vargas, em ensaio como Miss Universo 1963
Imagem: Divulgação

Seu reinado se encerrou em agosto de 1964, quando o Brasil já estava sob uma ditadura civil-militar. "Acho até que para os militares foi mais interessante ter uma miss do Brasil", relembrou Ieda em entrevista publicada no site da revista Veja em 2014. Sua sucessora no mundial foi a grega Corinna Tsopei.

Depois de anos em Miami, em 1968 ela se casa com José Carlos Athanásio, que morreu em 2009. Com ele Ieda teve dois filhos: Rafael Vargas Athanásio, 53, e Fernanda Vargas Athanásio, 49.

Fernanda disse a Splash que não se sentiu pressionada para ser miss um dia: "Minha mãe sempre levou com muita leveza para mim e deixando eu bem à vontade para minhas escolhas".

"Ser filha de miss primeiramente é um orgulho, mas nunca tive problemas quanto a isso. [...] Modelei por algum tempo, mas nunca pensei em ser miss, até porque não tenho altura", brinca.

1 - Reprodução/ Revista Manchete/ Instagram @ieda_maria_vargas_oficial - Reprodução/ Revista Manchete/ Instagram @ieda_maria_vargas_oficial
Ieda Maria Vargas vive em Gramado (RS)
Imagem: Reprodução/ Revista Manchete/ Instagram @ieda_maria_vargas_oficial

Ieda é sobrevivente de dois AVCs, sendo um deles aos 55 anos. "Deram ela até como morta, tinha até um nome da Avenida Ipiranga que ia ser o nome dela. A imprensa até divulgou sua minha mãe [equivocadamente], porque os médicos tinham achado que ela não ia resistir", diz Fernanda.

Mas Ieda resistiu e muito bem. Hoje ela aproveita o crescimento dos dois amáveis netos, filhos de Fernanda: Carmela, 15, e Enzo, 21. Sua família vive atualmente em Gramado (RS). Ela preferiu não seguir a carreira artística após o Miss Universo, mas faz participações em eventos como convidada de honra.

Conforme a Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, Ieda foi incluída entre os "20 Gaúchos que Marcaram o Século 20", ao lado de nomes como seu parente distante Getúlio Vargas, e também Mario Quintana, Elis Regina, João Goulart, Lya Luff e Erico Verissimo, em votação organizada pela RBS.

Saiba quem são as 27 candidatas do Miss Universo Brasil 2023