Topo

Astrud Gilberto foi primeira mulher a ganhar Grammy de música do ano

Astrud Gilberto chega ao aeroporto de Londres, em 1965 - Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images
Astrud Gilberto chega ao aeroporto de Londres, em 1965 Imagem: Evening Standard/Hulton Archive/Getty Images

De Splash, em São Paulo

06/06/2023 09h55

Astrud Gilberto foi a primeira mulher a ganhar um Grammy de música do ano. Ela também é considerada a primeira mulher brasileira a vencer o "Oscar" da música mundial.

A artista, que morreu ontem aos 83 anos, levou o prêmio com a versão em inglês de "Garota de Ipanema", na edição de 1965. A gravação foi uma parceria com o saxofonista Stan Getz.

A cantora também foi indicada na categoria "Artista Revelação", a mesma em que décadas depois teria Anitta na disputa. No ano seguinte, em 1966, Astrud também foi indicada na categoria de melhor performance de vocal feminina.

A música

A versão em inglês de "Garota de Ipanema" foi gravada em março de 1963. Astrud estava no estúdio com João Gilberto, que gravava o álbum Getz/Gilberto com o saxofonista americano Stan Getz.

Ela não foi creditada no disco original, e ganhou apenas US$ 120 pela gravação — o mínimo determinado pelo sindicato americano dos músicos. Uma vez que a música entrou para a história, Stan Getz passou a dizer que foi ele quem a convenceu a cantar.

"Ela era só uma dona de casa na época, e eu a coloquei no disco porque queria que alguém cantasse uma versão em inglês de 'Garota de Ipanema' — e João não conseguia. 'Ipanema' foi um sucesso e ela deu sorte", disse o saxofonista em entrevista à revista inglesa Jazz Professional, em 1964.

Astrud Gilberto discordava. "É engraçado que, depois do meu sucesso, surgiram histórias de como Stan Getz e Creed Taylor 'me descobriram', quando na verdade nada está mais longe da verdade. Eu acho que isso os fez parecer importantes, como se eles tivessem tido a 'sabedoria' de reconhecer potencial no meu canto. Acho que eu deveria me sentir lisonjeada pela importância que eles dão a isso, mas não consigo evitar me irritar que eles tenham apelado para mentiras", disse em 1982, de acordo com seu site.

Astrud e João Gilberto foram casados por cinco anos, entre 1959 e 1964. Ela morava nos Estados Unidos com os dois filhos: Marcelo Gilberto, do casamento com João, e Greg Lasorsa, do relacionamento com Nicholas LaSorsa.

Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, morre aos 83 anos