Topo

400 litros de chope e níver do Chorão: 1º show do Charlie Brown faz 30 anos

Os integrantes do Charlie Brown Jr nos anos de underground da banda - Reprodução
Os integrantes do Charlie Brown Jr nos anos de underground da banda Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

24/04/2023 15h04

Há 30 anos, o Charlie Brown Jr. subia ao palco pela primeira vez, em um show com cara de festa para os amigos, com direito a 400 litros de chope. O aniversário, na verdade, foi o de 23 anos de Chorão, e a estreia era só o primeiro passo de um longo percurso no underground.

Foram mais quatro anos até a banda de Santos (SP) estourar na cena, com o disco de estreia "Transpiração Contínua Prolongada", de 1997.

O primeiro show

O aniversário de Chorão foi a ocasião perfeita para o 1º show. Segundo o guitarrista Marcão contou a Splash, eles descolaram um sítio, do amigo Aldo Silveira. No mesmo terreno abriria, mais tarde, a boate Reggae Night, famosa em Santos.

400 litros de chope. Se o som não agradasse, a promessa de muito álcool pode ter atraído alguns amigos, para a "festa furiosa" — palavras de Marcão. Ainda havia duas bandas convidadas abrindo a noite

Músicas em inglês. Para quem está acostumado com Chorão cantando em português, vale lembrar que antes da fama o Charlie Brown só cantava em inglês. A banda tinha uma demo, três músicas compostas e o som era mais pesado que no disco de estreia — vale notar que "Shake" já tem traços do que viraria "Sheik" anos depois.

Covers de metal. O grupo completou seu set list tocando sons de bandas clássicas do metal e hardcore, como Megadeth, Suicidal Tendencies e Biohazard, entre outros.

Champignon 'criança'. O baixista Champignon era um rapaz de 14 anos na estreia da banda, que já tinha o baterista Pelado e o guitarrista Thiago Castanho, que completam a formação clássica.

O cartaz

Memórias do Marcão

Nessa época a gente ensaiava como se fosse tocar no Rock in Rio, mas ia tocar para os nossos amigos, porque era a festa de aniversário do Chorão. Era um sítio de um brother da galera, que acabou virando a boate Reggae Night, uma casa muito conhecida em Santos. Curiosamente foi ali que fizemos o primeiro show.

Um fato curioso é que o Champignon era muito novo, menor [de 18 anos]. Então eu passava no prédio dele de carro e ele descia com a mãe, de mão dada, garotinho. Ele devia ter 14 anos e descia de mão dada pra ela ver se ele tava indo pro ensaio mesmo. Tenho essa lembrança muito viva e me dá muita saudade.

Era difícil arrumar lugar pra tocar, ter equipamento. Várias vezes a gente era enquadrado pela polícia, andava com amplificador, instrumento, e a polícia parava, mandava averiguar. Desse show em diante, ficamos 4 anos no underground, até gravar o primeiro disco.

Chorão morreu em março de 2013, por overdose de cocaína. Champignon tirou a própria vida em setembro do mesmo ano.

Marcão também contou sobre o primeiro show neste vídeo, de um ano atrás: