Topo

Quem é o youtuber com uma fortuna de R$ 200 mi que 'derrubou' o OnlyFans?

Markiplier tem tanto dinheiro quanto seguidores no YouTube - Divulgação
Markiplier tem tanto dinheiro quanto seguidores no YouTube Imagem: Divulgação

Rodolfo Vicentini

De Splash, em Los Angeles*

17/04/2023 04h00

Mudanças chegam para todas as áreas, e as possibilidades são infinitas com a tecnologia. Os influencers são os novos "jogadores de futebol", o sonho de toda molecada é se transformar em um nome de sucesso no Instagram, YouTube e TikTok. Um dos principais nomes da indústria é Mark Fischbach, que ficou famoso pelo nome de Markiplier.

Com 34 anos, o youtuber de games tem uma fortuna acumulada de US$ 40 milhões — equivalente a R$ 200 milhões. E os números são impressionantes: 34 milhões de inscritos nos seus canais. O começo foi há dez anos, com gravações apenas sobre o mundo dos games, e agora ele virou uma referência até nos podcasts.

Os fãs de Markiplier são tão fervorosos que chegaram a derrubar o OnlyFans. O youtuber teve uma ótima sacada de marketing: pediu para os seguidores impulsionarem seus podcasts no Spotify. Resumo da ópera: não se passaram muitos dias para o objetivo ser conquistado e uma nova conta surgir na plataforma adulta.

Obviamente que ele não ficou como veio ao mundo no OnlyFans, foi mais uma brincadeira para arrecadar dinheiro para caridade. Só que a quantidade de acessos para uma possível espiadinha do youtuber nu levou a plataforma a ficar instável, e diversos usuários do Reddit informaram que o OnlyFans literalmente caiu assim que Markiplier criou sua conta.

Nova galinha dos ovos de ouro: podcasts

Desde 2020, os podcasts vêm virando febre no mundo, com criadores de conteúdo de outras plataformas que encontram mais um nicho para ser explorado. Markiplier é responsável pelos projetos Distractible e Go! My Favorite Sports Team, dois dos mais bombados no Spotify, que em março preparou um evento robusto em Los Angeles (EUA) para anunciar novidades no streaming.

O Stream On 2023 trouxe novidades para os criadores de conteúdo — o que interfere também na vida dos brasileiros, que correspondem em números totais ao segundo maior mercado consumidor de podcast do mundo.

Estamos focados em construir o melhor lar para eles - um lugar onde possam estabelecer uma carreira, prosperar e crescer, e onde o mundo possa ser inspirado por sua criatividade.
Fundador e CEO do Spotify, Daniel Ek

Um podcast pode ser sobre qualquer assunto, feito por qualquer pessoa que queira falar sobre algo. Pode ser desde as fofocas da semana — por que não? — até notícias de economia do país, passando por histórias engraçadas enviadas por ouvintes. A proposta encabeçada pelo Spotify é que mesmo os criadores de conteúdo menores possam ter oportunidade de serem ouvidos.

"Pense no enorme potencial que isso representa para os criadores. Não importa onde você esteja em sua própria jornada criativa em música, podcasts ou audiolivros. O potencial para atingir meio bilhão de pessoas. E esse alcance está prestes a se tornar mais poderoso com o que apresentamos hoje."

Quais as novidades para os usuários do Spotify?

Smart Shuffle: nova maneira de incluir músicas que complementam uma playlist existente com apenas o toque de um botão.

Novos feeds para descoberta na ferramenta de pesquisa permitirão que os usuários rolem para cima ou para baixo para explorar clipes curtos de faixas

Spotify agora terá Reprodução Automática para Podcasts - quando um podcast terminar, outro episódio começará a ser reproduzido automaticamente, e acordo som o gosto do usuário e relevante.

DJ: Spotify também revelou recentemente DJ, um novo guia de Inteligência Artificial personalizado que transforma a forma como os ouvintes escutam e descobrem a música que amam.

*O jornalista viajou a convite do Spotify.