Topo

Como Daisy Ridley superou críticas e voltou a Star Wars?

Daisy Ridley como Rey em Star Wars - Repprodução: Lucasfilm/Disney Company
Daisy Ridley como Rey em Star Wars Imagem: Repprodução: Lucasfilm/Disney Company

De Splash, em São Paulo

08/04/2023 04h00

Star Wars anunciou nesta sexta-feira que voltará aos cinemas com três novos filmes. Entre os anúncios sobre as novas produções, chama a atenção o nome de Daisy Ridley, que interpretou a protagonista Rey dos últimos filmes.

A atriz estará em um dos três filmes, dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy ("Ms. Marvel"), que vai contar a história de como Rey comanda a formação da Nova Ordem Jedi após os eventos da terceira trilogia da saga, encerrada com "Star Wars: A Ascensão Skywalker" (2019).

Este poderia ser apenas um simples retorno, mas não quando se trata de Star Wars. Após o lançamento do último longa, a atriz foi alvo de ataques por parte dos fãs da saga, assim como aconteceu com outros atores da mesma fase da história, John Boyega e Kelly Marie Tran.

À época, alguns fãs insatisfeitos deferiram xingamentos e discurso de ódio para os atores. As atitudes levaram Kelly e Daisy até mesmo a apagarem suas redes sociais.

No entanto, o retorno de Daisy ao personagem de Rey mostra que ela não se abalou com o que aconteceu.

Em entrevista à Rolling Stone, sobre como ela lidou com a reação negativa do público e o que fez para não se afetar. Daisy contou que justamente o hiato do uso de mídias sociais no período de lançamento dos filmes a ajudou muito. Ela disse que não lê, mas encontrava pessoas nas ruas que eram rudes e ignorava.

"Felizmente, não li nada. Acho que há muito ódio por aí que não precisei ler."

A atriz também acredita que muito do "ódio" por parte dos fãs era derivado do machismo. "Provavelmente foi mais marcado pelo gênero do que eu imaginava", disse ela.

'Para onde foi todo o amor?'

Mesmo com os problemas enfrentados com as críticas, a atriz sempre falou do amor envolvido nas produções.

Em 2020, ela lamentou em entrevista ao podcast DragCast as críticas que recebeu sobre "A Ascensão Skywalker".

"[A resposta do público] tem mudado de filme para filme, honestamente. Esse último foi bem difícil", lamentou a atriz, que disse que o amor recebido no início acabou desaparecendo. "Para onde foi todo o amor?", questionou.

"Eu acho que hoje em dia as conversas são mais públicas, então tem coisas que eu não teria visto. Em janeiro, quando eu tentava não ver nada relacionado a Star Wars no meu feed de notícias, eu lia as manchetes e pensava: 'Meu Deus, mas isso é tão triste'. Tem sido difícil, mas ainda tem aquilo de me sentir muito orgulhosa, eu fico emocionada de ter feito parte disso", disse ela.

"Eu assisti ao documentário, ao making-of da saga essa semana e é tudo tão cheio de amor. Acho que é difícil mesmo participar de algo tão repleto de amor e as pessoas [não gostarem do que foi feito]. Todo mundo vai ter algo que não vai gostar, mas sinto que isso mudou um pouco. Mas penso que, no geral, isso é por conta das mídias sociais", opinou.

"A Ascensão Skywalker" alcançou mais de 1 bilhão de dólares ao redor do mundo em bilheteria (cerca de R$ 5 bilhões). No entanto, de acordo com o agregador de notas Rotten Tomatoes, recebeu apenas 52% da aprovação da crítica especializada.