Topo

MECA terá quatro novos festivais em 2023: Bahia, Rio, SP e Porto Alegre

Caetano Veloso no MECA Inhotim em 2022 - @ORANDUU
Caetano Veloso no MECA Inhotim em 2022 Imagem: @ORANDUU

De Splash, em São Paulo

17/03/2023 11h05

O MECA terá quatro novos festivais em 2023. A empresa anuncia hoje que fará edições inéditas de eventos musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Caraíva, na Bahia. Os eventos se juntam aos tradicionais dias de shows que acontecem no Museu Inhotim, em Brumadinho (MG).

As programações dos cinco eventos ainda serão divulgadas. O primeiro novo festival a sair do papel é o MECA (Caraíva), na vila de pescadores no sul da Bahia entre os dias 8 e 11 de junho, com expectativa de reunir 2 mil pessoas por dia. Segundo a empresa, a intenção foi fazer o evento na baixa temporada para "favorecer a integração de pessoas e culturas diferentes com a comunidade local".

Dos quatro novos festivais, o que acontecerá em Caraíva é o único que tem ares de "destination festival", um festival onde a viagem de pessoas ao local para participar é considerada peça-chave do evento. O mesmo acontece no festival original no Inhotim, em que o ponto central do MECA foi realizar aos shows em meio ao museu de arte a céu aberto.

O MECA (Inhotim) será em agosto, dos dias 4 a 6, com expectativa de 12 mil pessoas para três dias. O segundo festival inédito do ano acontece em Porto Alegre e foi batizado de MECA (Caldeira), pela parceria com o Instituto Caldeira, um espaço de 22 mil metros quadrados na capital gaúcha que é usado para receber startups e eventos de empreendedorismo no dia a dia. São esperadas 6 mil pessoas em um dia, 21 de outubro.

Depois vem o Rio de Janeiro. É o maior do ano, em expectativa de público — esperadas 20 mil pessoas, em dois dias. Batizado de (Super) MECA, o evento carioca vai acontecer na Marina da Glória em 18 e 19 de novembro. Fechando o ano, tem a chegada do MECA a São Paulo. Com o clima de festa de final de ano, o último festival de 2023 será o MECA (Baile), mas ainda não há local nem data exata definida, apenas se sabe que acontecerá em dezembro.

Além dos festivais, os planos para o ano incluem dois projetos de conteúdo. O MECA vai retomar uma revista trimestral, o MECA (Journal), e vai lançar uma nova iniciativa, o MECA (100+), que reconhecerá pessoas que constroem projetos de impacto para o futuro em diversas áreas.