Topo

Roberto Carlos retoma cruzeiro após três anos e perdas de Erasmo e filho

Roberto Carlos, 81, anunciou que lançará um álbum em espanhol - Lucas Ramos/Brazil News
Roberto Carlos, 81, anunciou que lançará um álbum em espanhol Imagem: Lucas Ramos/Brazil News

De Splash, em Búzios (RJ)

03/03/2023 22h06

Os fãs de Roberto Carlos, 81, podem comemorar: o cantor está de volta com o cruzeiro Emoções Em Alta Mar após três anos de pandemia. Nesse período, o rei sofreu com perdas importantes e teve de aprender a lidar com a solidão.

"Eu tenho que lidar com a solidão nesse caso do Erasmo (Carlos) e do Dudu (Braga), meu filho. Me doeu demais, foi uma pancada em cima da outra. A gente reúne forças porque é inevitável. A gente tem que enfrentar", disse o cantor em entrevista coletiva realizada em parada do transatlântico realizada na cidade de Búzios, no Rio, hoje.

Erasmo, principal parceiro musical de Roberto, faleceu em dezembro de 2022.

"Não me vejo compondo com outro. Ele foi meu parceiro desde os meus 18 ou 19 anos. Não era só no artístico. É de vida. Foi um irmão que escolhi. Um compositor de maior qualidade. Me ajudou demais nas canções que fizemos juntos".

"Existia algo acima da questão profissional. Posso fazer uma nova parceria, mas com essa intensidade é impossível", completou.

Outra ausência lamentada por Roberto é a de Glória Maria. A apresentadora morreu em fevereiro deste ano após lutar contra um câncer de pulmão.

"Glória Maria era maravilhosa em tudo. Amo Glória Maria. A gente não se via muito, mas era sempre um acontecimento", contou.

'Cala a boca, porr*

Roberto não deixou de comentar um dos assuntos mais falados do ano passado, a vez que mandou um fã calar a boca durante um show no Rio.

"Não grito, não brigo para não forçar a voz. Mas, às vezes, a gente perde (a paciência). Estava cantando uma das músicas que mais me concentro e o cara não parava de gritar o tempo todo. Teve um momento que eu disse: 'cala essa boca, porr*'", lembrou.

"O cara não me deixava concentrar e cantar com o sentimento que gosto de cantar na música "Como é Grande o Meu Amor Por Você". É a música que traduz o que sinto pelos fãs. Depois que falei isso, até dei a rosa para ele levar", revelou.

Na conversa, que teve a presença de fãs sorteados dentro do cruzeiro, Roberto ainda afirmou que dá um "pouquinho de trabalho" manter a boa forma após chegar aos 80 anos e confessou os procedimentos estéticos.

"Até agora, eu fiz seis transplantes de cabelo. No último procedimento, tirei do peito (para colocar no cabelo). Plástica? Dei duas esticadas no pescoço há uns dez anos".

Músicas e filme

Além do Emoções Em Alto Mar, Roberto Carlos comentou sobre outros projetos nos quais está trabalhando, incluindo um disco espanhol para o mercado latino-americano.

"Várias músicas para gravar. Vou entrar em estúdio. Quero fazer um disco em espanhol, muito tempo que não faço um. Quero muitas coisas. Estou compondo direto. Já tem quatro canções, uma releitura e três inéditas. Vendo como lançá-las".

A produção do filme que contará a história de Roberto está parada desde a morte do diretor Breno Silveira em maio de 2022. O que ele descarta no momento é lançar um livro.

"Tudo ficou para depois com a pandemia e a morte do Breno, meu diretor. Agora, vou retomar isso. Um dos planos é resolver direitinho quem vai ser o diretor, organizar toda a equipe e começar a rodar. Tem alguns nomes que respeito, quero escolher muito bem".

Na entrevista, Roberto ainda contou que está sem empresário após romper com Dody Sirena. "Ainda não tenho nenhum empresário em vista. Está muito recente. Não quero comentar (o que motivou fim da parceria). Algo muito particular aconteceu. Prefiro não comentar. Nada grave".

BBB e Anitta

O rei também gosta de dar aquela espiadinha no reality da Globo. "Acompanho o BBB quase todos os dias. Torço sempre por quem joga melhor. Não me atrevo a dizer em público o meu favorito, está muito cedo. Torço para ser justo", comentou..

Roberto também comentou sobre a possibilidade de parceria com Anitta no futuro. "Não sei compor músicas do estilo dela, mas poderíamos fazer juntos. Por que não? Ela é muito inteligente, não tenho nada contra. Admiro pelo talento e pela forma que administra a carreira".

Sucesso do cruzeiro

Durante o papo, Roberto celebrou o sucesso do cruzeiro que chegou a sua 17ª edição e teve lista de espera.

"Não sei como analisar, só sei que tem que agradecer meu público, minhas fãs. Agradecê-los por poder fazer esse projeto por tantos anos. Não sei explicar".

Mas as próximas edições ainda não estão garantidas. "Não sei de vou fazer navio em 2024 e 2025", disse ao responder sobre o futuro do projeto.