Topo

'Meu tesão está nesta banda': Jota Quest completa 25 sem pensar no fim

Jota Quest está em turnê com o show "JOTA25 - De Volta ao Novo" - Mauricio Nahas
Jota Quest está em turnê com o show "JOTA25 - De Volta ao Novo" Imagem: Mauricio Nahas

De Splash, em Xangri-lá (RS)

13/02/2023 04h00

Os mineiros da banda Jota Quest eram garotos quando começaram a tocar na década de 90, época que não se media sucesso pela internet, mas sim pelo termômetro das rádios de norte a sul. Hoje, 25 anos depois, eles rodam o país com a turnê "JOTA25 - De Volta ao Novo".

Os planos não param por aí: eles divulgam novas datas, a gravação de um registro audiovisual no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e a produção do 10ª disco de inéditas. O álbum deve ser lançado ainda no primeiro semestre e conta com produção musical de Rick Bonadio.

O vocalista Rogério Flausino, em conversa com Splash, é enfático ao dizer que o Jota Quest não pensa no fim. Ele desaprova a crença de que toda banda precisa acabar.

"A gente escuta isso: 'Quando é que essa banda vai acabar?' Mas ela precisa acabar mesmo? Nenhum relacionamento é fácil, mas também não é impossível. É preciso que haja, dentro dos integrantes dessa relação, um entendimento do que se consegue fazer e o que se conseguiu fazer juntos. A história do Jota precisa ser olhada com carinho. Ela é maior do que os individualismos todos."

O meu tesão está na porr* desta banda. A gente ainda pode fazer muita coisa que ainda não fez. Vejo bandas que amo, como os Rolling Stones fazendo 60, o U2 fazendo 40... Esses caras fazem paradas f*das e eu quero fazer também.

O vocalista não vê problema em bandas que se separam e depois voltam, mas analisa que a história do Jota Quest foi escrita coletivamente.

"Eu gosto de fazer parte de uma banda. Sempre, desde criança, sonhei com isso. A gente vem vivendo esse sonho acordado. Então, o plano é fazer o que a gente ainda não fez. A gente ainda não fez um show em um estádio. Vamos viver essas emoções todas. Vamos viver o que a gente ainda não viveu. E não ficar pensando demais".

A turnê "JOTA25 - De Volta ao Novo" estava planejada para 2020, mas a pandemia adiou o plano por dois anos. Ela começou em julho de 2022. A meta para 2023 é ampliar a agenda e passar por todas as regiões.

Agora é para celebrar aos 25, lançar mais um disco e, depois, a gente vai decidir... Estou com 50 e, porr*, para ficar igual ao Jagger, falta 30 ainda. Tenho que ter cuidado com o corpo e a mente para a gente poder viver as coisas.

Jota Quest durante o Planeta Atlântida 2023, no Rio Grande do Sul - André Feltes/Agência Preview - André Feltes/Agência Preview
Jota Quest durante o Planeta Atlântida 2023, no Rio Grande do Sul
Imagem: André Feltes/Agência Preview

Como será a gravação do DVD?

Ao falar de show em estádio, Flausino se refere à apresentação no Beira-Rio, em Porto Alegre, no dia 17 de junho. O Rio Grande do Sul foi o escolhido para a gravação do DVD por ser o primeiro estado a abrir as portas à banda. A primeira grande turnê deles aconteceu no sul, em 1997, um ano após o primeiro disco homônimo.

Por isso, não havia lugar melhor para Splash conversar com Rogério Flausino que nos bastidores do Planeta Atlântida 2023. O festival gaúcho voltou a acontecer após dois anos de hiato.

"O disco estava batendo na trave. Nos ligaram e falaram: 'Vem para o sul fazer 20 shows'. 20? A gente não fazia nem um em BH. Se rolasse dois no sul, já estava bom. Quando a gente chegou aqui, vale lembrar que não existia internet, a gente estava bombado, estava tocando no rádio para caral***. A gente foi a banda do verão, de 96 para 97. Não tinha como saber. Lotamos as casas de show no estado inteiro."

O sucesso da turnê no estado levou a banda ao Planeta Atlântida de 1998, foi o primeiro grande evento a convidá-los para tocar.

"Foi a primeira vez que a gente se sentiu uma banda de verdade grande, tocando num palco gigante, todo mundo cantando todas as músicas. Durante os primeiros três ou quatro anos, a gente foi (quase) uma banda gaúcha. Tocava no Planeta daqui, no Planeta de Floripa. Esse barulho no sul nos levou para o resto do Brasil."

Para o repertório da gravação audiovisual, Flausino, Marco Túlio, PJ, Buzelin e Paulinho vão escolher sucessos atemporais, como "Fácil", "Dias Melhores", "Na Moral", "Amor Maior", "Encontrar Alguém" e "Só Hoje", e singles recentes, como "A Voz do Coração" e "Imprevisível", além de inéditas.

"Vamos fazer um audiovisual fod*o, pela primeira vez sozinhos em um estágio de futebol, É um projeto que terá convidados. A turnê pretende ter convidados. Determinado convidado vai tocar antes, vai fazer o seu show e vai cantar com a gente depois. Um artista mais novo e um artista mais velho, sempre. Grandes ídolos e molecada que está chegando."

Datas | "JOTA 25 - De Volta ao Novo"

11/02 - Atibaia/SP
04/03 - São Paulo/SP
16/04 - Salvador/BA
05/05 - Santo André/SP
13/05 - Rio de Janeiro/RJ
19/05 - Curitiba/PR
02/06 - Presidente Prudente/SP
03/06 - São José do Rio Preto/SP
17/06 - Porto Alegre/RS (gravação de DVD)
24/06 - Campinas/SP
07/07 - Natal/RN
14/07 - João Pessoa/PB
15/07 - Recife/PE
05/08 - São João do Meriti/RJ
01/09 - Florianópolis/SC
06/10 - Ribeirão Preto/SP
01/12 - Brasília/DF
02/12 - Goiânia/GO

*O repórter viajou a convite do Planeta Atlântida 2023.