Topo

Manoel Soares revela que mãe foi vendida e teve orelha cortada por 'donos'

Manoel Soares falou um pouco sobre a história de vida de sua mãe, dona Ivanete - Reprodução
Manoel Soares falou um pouco sobre a história de vida de sua mãe, dona Ivanete Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

24/01/2023 21h19

O apresentador Manoel Soares, de 43 anos, contou que sua mãe, dona Ivanete, de 63, já foi comercializada como escrava nos anos 1960, na época em que morava no Recôncavo Baiano (BA), e chegou a ser mutilada por seus "donos".

Durante participação no podcast "Quem Pode, Pod", Soares refletiu sobre a percepção que sua mãe tem com o fato de ele ter se tornado uma pessoa famosa, apresentador de um programa diário nas manhãs da Globo, e destacou que Ivanete é sua fã em "um lugar que não tem nada a ver com a televisão".

Conforme o comunicador, sua progenitora enxerga o universo dos famosos de forma "satírica" e destacou que ela vivenciou tanto o período de escravização quanto a era digital, marcada pela expansão de redes sociais como o Facebook.

"A minha mãe, eu acho que ela é minha fã num lugar que não tem nada a ver com televisão. Noto que ela cultiva em mim a posição de líder do nosso clã e a televisão é um substrato disso tudo", iniciou.

A minha mãe é especial não por ser minha mãe, mas porque é a única pessoa que conheço que viveu a escravização e o Facebook na mesma vida. A gente está falando de uma mulher que foi vendida e comprada no Recôncavo Baiano na década de 1960. Imagina que minha mãe foi vendida. E ela viveu essa escravização. Ela tem uma das orelhas cortada porque seus donos rasgaram a orelha dela. Ela tem um monte de traços de uma vida que a gente acha que é [passado]... E ao mesmo tempo ela está bombando no Face e no Instagram".

Manoel Soares frisou que a escravização de forma legalizada no Brasil acabou há 130 anos, período que ele afirma ser "muito pouco tempo".

Soares também relatou situações de violência vivenciadas por Ivanete na época em que ela trabalhava como empregada doméstica.

Eu me lembro do patrão da minha acochando ela, e ela... Me lembro da minha mãe chegando em casa chorando porque a mulher deu um monte de escovas [de dentes] usadas e disse: 'é só você colocar na água quente dá para eles [os filhos de Ivanete] usarem'. Minha mãe em casa chorando, quebrando as escovas de dentes e no outro dia tendo que ir trabalhar. Isso é o que eu sei. Fora todo o assédio sexual, assédio moral porque minha mãe sempre foi uma mulher bonita".