Topo

Show da posse: Lula agradece artistas, faz aceno a mulheres e lembra prisão

Weudson Ribeiro

Colaboração para Splash, em Brasília

01/01/2023 23h33Atualizada em 02/01/2023 09h19

Introduzido pelo poeta Antônio Marinho, integrante do gabinete de transição, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) agradeceu hoje aos artistas que se apresentaram de graça no Festival do Futuro, que reuniu cantoras como Pabllo Vittar, Urias, Duda Beat, Valesca e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Com aceno a mulheres e cristãos, o petista lembrou ainda o tempo que esteve preso e em que foi considerado inelegível.

Tenho certeza que tem o dedo de Deus na minha cabeça porque não é possível, sofrer o que eu sofri, passar pelo que eu passei, e estar aqui outra vez outra vez subindo a rampa do Palácio do planalto para consertar este país. Uma das nossas conquistas será a gente garantir que a mulher tenha o direito de ganhar o mesmo salário quando exercer a mesma função que o homem
Lula em discurso no Festival do Futuro

A fala foi finalizada com um beijo na esposa, a socióloga Rosângela da Silva. "Obrigado aos artistas e a todos que contribuíram. Que Deus abençoe vocês. Pretendo retribuir cada sacrifício. E para agradecer a vocês e às mulheres, eu vou dar um beijo na Janja", disse Lula, antes de perguntar ao vice Geraldo Alckmin (PSB) se ele também não gostaria de beijar a vice-primeira-dama Lu Alckmin. "O presidente e a primeira-dama não podem se beijar muito em público", brincou o petista.

Esse meu boy é demais
Janja após beijo de Lula

Veja os destaques:

Equidade salarial. "Agradeço sobretudo às queridas companheiras mulheres; se preparem porque uma de nossas conquistas será garantir que a mulher tem que fazer política, decidir o destino desse país, e que a mulher tem que estar onde ela quiser, fazendo o que ela quiser", disse Lula.

Agradecimento a apoiadores. "Eu queria, em nome do Geraldo Alckmin, da Lu, da Janja e de todas as pessoas que trabalharam para que esse evento pudesse ser realizado, obrigado por vocês existirem. Obrigado por vocês fazerem o que fizeram", afirmou o presidente.

Janja diz que não incentivou Lula a usar colete. Pouco antes da fala do presidente, a primeira-dama negou que tenha incentivado o mandatário a usar colete à prova de balas. "Na campanha houve algumas situações difíceis em que ele usou, mas hoje não, era um momento de festa, de alegria, não tinha muito sentido. Só se tivesse alguma ameaça muito forte, e que não aconteceu", explicou.

A abertura do evento reuniu 20 mil pessoas, segundo estimativas da organização. A organização esperava que até o fim das apresentações, por volta das 3h, Valesca atraísse 300 mil pessoas ao gramado da Esplanada dos Ministérios.

Antes, se apresentam o grupo Baianasystem e as cantoras Gaby Amarantos e Pabllo Vittar:

22h50 (Palco Gal Costa) - Show Baianasystem convida: Margareth Menezes

00h10 (Palco Gal Costa) - Show Gaby Amarantos Convida: Aíla, Kâe Guajajara E Jaloo

01h10 (Palco Elza Soares) - Show Duda Beat Convida: Almerio, Doralyce, Luedji Luna E Zé Ibarra

02h10 (Palco Gal Costa) - Show Pabllo Vittar Convida: Lukinhas E Urias

03h10 (Palco Elza Soares) - Valesca Popozuda Convida: Mc Marks E Mc Rahell

embed