Topo

Na CCXP, Fernando Meirelles alerta jovens: 'Vocês estão f*didos'

O diretor Fernando Meirelles foi homenageado durante o primeiro dia da CCXP - Ricardo Matsukawa / UOL
O diretor Fernando Meirelles foi homenageado durante o primeiro dia da CCXP Imagem: Ricardo Matsukawa / UOL

De Splash, em São Paulo

01/12/2022 13h54Atualizada em 01/12/2022 15h37

A CCXP 22 abriu as portas ao público hoje já com momentos emocionantes no palco Thunder, o principal do evento. O cineasta Fernando Meirelles é o homenageado de 2022, ano em que "Cidade de Deus" comemora 20 anos de lançamento.

Em sua fala, o diretor comentou o momento atual de sua carreira e explicou que se sente atraído por assuntos como injustiça social e questões climáticas. E alertou: "Queria dar uma notícia para vocês que são jovens: vocês estão f*didos. O futuro está comprometido".

Meirelles falou sobre o medo que tem do que acontecerá com a Terra, uma vez que o meio ambiente não é respeitado. E completou: "Está uma bagunça. E vai piorar".

O painel contou com aparições de pessoas importantes da vida de Meirelles, como Marcelo Tas, amigo do cineasta há anos. Meirelles contou que tem uma casa em Paraty (RJ) com o ex-"CQC": "Nossas mulheres não sabem, mas somos um casal".

Avesso a elogios, Fernando Meirelles assume ser apenas um "bom curador": "Eu encontro pessoas boas. Sou como o Tite, acho gente boa e monto um time".

Para completar a homenagem, algumas pessoas do elenco e da produção de "Cidade de Deus" também subiram ao palco. Um deles foi Seu Jorge, que falou da importância da representatividade do filme e em sua vida.