Topo

'Wandinha': Por que o nome da personagem da Família Addams é Wednesday?

Wandinha é a primogênita da Família Addams - Divulgação/Netflix
Wandinha é a primogênita da Família Addams Imagem: Divulgação/Netflix

De Splash, em São Paulo

29/11/2022 04h00

Primogênita de Mortícia e Gomez Addams, da famosa produção de "A Família Addams", Wandinha Addams ganhou uma série em live-action da Netflix. A trama retrata a vida de uma jovem sombria na adolescência lidando com a descoberta de seus poderes sobrenaturais em meio a uma série de assassinatos.

A produção do cineasta Tim Burton tem caído no gosto popular, ganhado memes nas redes sociais graças a atuação da atriz Jenna Ortega como protagonista e gerado uma curiosidade: por que Wandinha se chama Wednesday (quarta-feira em inglês)?

Em 1930, Charles Addams, autor de "A Família Addams", escolheu o nome de Wednesday para a personagem inspirado em uma cantiga infantil que faz previsão da personalidade de um bebê de acordo com o dia da semana em que ele nasceu.

O trecho "Wednesday's child is full of woe" pertece ao poema "Monday's Child", publicado em 1838, e informa que crianças nascidas na "quarta-feira são cheias de desgosto". A palavra "woe" também pode ser trazida como "desgraça", "angústia" ou "aflita".

Mortícia e Gomez Addams, na série "Wandinha" (Netflix) - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Mortícia e Gomez Addams, na série "Wandinha" (Netflix)
Imagem: Divulgação/Netflix

Durante o primeiro episódio da série da Netflix, Mortícia Addams (Catherine Zeta-Jones) decide colocar à filha na escola "Nunca Mais", onde conheceu Gomez Addams (Luis Guzmán), e confirma que o nome foi inspirado na cantiga.

O nome dela vem de uma frase do meu poema infantil favorito. Wandinha é só desgosto.
Mortícia Addams

Wandinha, no entanto, expõe que a escolha do nome pelos pais não faz muito sentido. Afinal, ela nasceu em uma assustadora sexta-feira 13. Ou seja, o mais apropriado seria ter o nome de "friday".

Assim que a história de "A Família Addams" chegou no Brasil, foi decidido que Wednesday teria o nome traduzido como "Vandinha" para fácil compreensão do público. A Netflix, no entanto, adotou a grafia com W para a série para ficar parecido com a grafia original.

Confira a cantiga completa que originou o nome de Wandinha:

A criança da segunda-feira é bonita
A criança da terça-feira é cheia de graça
A criança da quarta-feira é cheia de desgosto
A criança da quinta-feira vai longe
A criança da sexta-feira é amável e generosa
A criança do sábado trabalha tudo para viver
E a criança nascida no dia de Sabá
É bonita e alegre, boa e feliz

"Wandinha gosta que tudo seja direto e simples"

A atriz Jenna Ortega contou, em entrevista a Splash, que não procurou a atriz Christina Ricc — que viveu a primeira versão de Wandinha e está presente no elenco — para falar do papel. Afinal, a ideia era trazer uma nova identidade ao personagem.

"Acho que não queríamos comparar nossas Wandinhas. Estamos abordando uma série diferente, com uma atmosfera diferente. Falar sobre isso não faria sentido para nós", revelou. No caso de "Wandinha", diferente das outras produções, o público são jovens, tornando a série um título para adolescentes

Os conteúdos de "A Família Addams", no entanto, não deixaram de estar presentes durante a preparação de Jenna, que assistiu à série de 1960 e a todos os filmes da franquia, além de ter lido as HQs originais.

Mesmo com as referências, ela contou que pensou bastante em como personificar a filha mais velha dos Addams. "Eu não sabia se queria mudar muito a voz dela, se eu queria mudar seus maneirismos, se ela se mexeria muito, se ela era mais quieta, ou qual era sua expressão".

Para a série, a atriz aprendeu pequenas coisas, mas que fizeram diferença ao interpretar Wandinha. "Aprendi a estalar os dedos e a levantar uma sobrancelha", detalhou.

Viver uma personagem como esta, em pleno século XXI, exigiria uma nova visão do público. Assim, Jenna Ortega crê que Wandinha é "100% empoderada".

"Isso é o que há de tão lindo e maravilhoso nela: estar ciente de seu poder. Ela é muito competente, mas não se alimenta disso. Ela não tem esse ego enorme, ela é apenas o que é", afirmou.

Wandinha gosta que tudo seja direto e simples. Ela sai para o mundo e está confiante ao fazer isso. Isso é muito empoderador. Eu acho que ela é uma personagem muito importante para qualquer mulher ver e se reconhecer.
Jenna Ortega

Wandinha - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Jenna Ortega, revelação do gênero terror, interpreta Wandinha Addams na série original Netflix
Imagem: Divulgação/Netflix