Topo

Como ator de 'O Senhor dos Anéis' queimou os olhos e perdeu ponta do dedo

John Rhys-Davies, ator de Gimli em "O Senhor dos Anéis, teve alergia a maquiagem durante filmagens da trilogia - New Line Cinema/Divulgação
John Rhys-Davies, ator de Gimli em 'O Senhor dos Anéis, teve alergia a maquiagem durante filmagens da trilogia Imagem: New Line Cinema/Divulgação

De Splash, em São Paulo

27/11/2022 04h00

"Há uma parte sentimental minha que adoraria estar envolvida novamente, mas não sei se o meu rosto aguentaria esse tipo de punição mais uma vez."

Essa foi a resposta concedida por John Rhys-Davies há mais de 10 anos, em 2009, quando foi questionado pela revista Empire sobre a possibilidade de participar da então inédita trilogia "O Hobbit", que chegaria aos cinemas entre 2012 e 2014. O ator, eternizado por interpretar Gimli na trilogia original de "O Senhor dos Anéis" comandada por Peter Jackson, carrega consigo um trauma e muitas dores, literais, da época em que integrou a Sociedade do Anel.

Hoje aos 78 anos, o ator que vem ao Brasil para participar da CCXP 2022 (entre os dias 1º e 4 de dezembro), e que também carrega no currículo títulos como "Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida" (1981) e "Indiana Jones e a Última Cruzada" (1989), já contou que as muitas camadas de maquiagem às quais foi submetido para entrar na pele do filho de Glóin custaram caro aos seus olhos.

Durante a rotina de gravações, Davies precisava ficar cerca de cinco horas por dia na cadeira de maquiagem. Logo no início da produção, foi descoberto que o ator tinha alergia ao material das próteses, e isso causou várias reações em seu rosto.

A dor era tanta que ele só conseguia filmar uma vez a cada três dias, e isso causou até uma queimação na pele logo abaixo dos seus olhos na primeira semana da produção.

Papel compartilhado

Gimli - Brett Beattie/Polygon - Brett Beattie/Polygon
'O Senhor dos Anéis: dublê Brett Beattie ensaia cena de Gimli no Abismo de Helm
Imagem: Brett Beattie/Polygon

Embora John Rhys-Davies seja o ator creditado pela interpretação de Gimli, há outra pessoa tão importante quanto ele para trazer o anão às telas. Trata-se do dublê Brett Beattie, que afirma ter passado 189 dias interpretando Gimli nas telas.

Inicialmente contratado para ser o dublê de cenas com cavalos, seu papel acabou se estendendo por dois motivos: sua altura aproximava-se mais daquela de um anão, e as reações alérgicas de Rhys-Davies o impediam de estar disponível diariamente.

"Eu sei que muitas pessoas, até fãs ávidos de 'O Senhor dos Anéis', acreditam que muitas das cenas são truques de angulação de câmera ou alguma técnica de CGI para encolher John Rhys-Davies", contou Beattie ao site Polygon em 2021. "Não quero acabar com a ilusão de ninguém, mas consigo pensar em poucas cenas que usaram CGI para isso."

Brincadeiras de bastidores

Uma curiosidade sobre John Rhys-Davies e que ele perdeu a ponta do dedo médio da mão esquerda, em um acidente que aconteceu quando ele trocava um maquinário de uma van. O acidente aconteceu antes de "O Senhor dos Anéis", e ele acabou usando uma prótese no dedo, feita de gelatina, para que ele parecesse ter o dedo completo.

"Com a ponta do dedo artificial, precisávamos brincar com aquilo", contou o ator em uma entrevista de bastidores da trilogia, explicando uma peça que pregou em ninguém menos que o próprio diretor, Peter Jackson.

"Com muito cuidado, pegamos uma navalha e cortamos o dedo", explica, falando sobre a própria prótese. O corte, feito de forma lateral, dava a impressão que parte do dedo estava decepada, e o ator colocou um pouco de sangue ali para dar mais veracidade à pegadinha.

"Chefe, eu sofri um acidente", falou, mostrando o corte falso para o cineasta. "Peter ficou enlouquecido, tentando consertar as coisas, chamando um médico. E, de repente, todo mundo em volta começou a rir."