Topo

Raul Cortez, Tarcísio: 10 atores de 'O Rei do Gado' morreram desde estreia

O Rei do Gado  - Globo
O Rei do Gado Imagem: Globo

De Splash, em São Paulo

07/11/2022 04h00

"O Rei do Gado" (TV Globo) marcou uma geração e foi um dos maiores sucessos de todos os tempos da teledramaturgia brasileira. A trama, escrita por Benedito Ruy Barbosa, foi ao ar de 1996 a 1997 e contou com um elenco de peso.

A produção, que está de volta à TV pela terceira vez a partir desta segunda-feira (7), mostrou a história de amor do pecuarista Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) com a trabalhadora rural Luana (Patrícia Pillar), ambos descendentes de famílias de imigrantes italianos rivais (os Mezenga e os Berdinazzi).

Ao longo das últimas duas décadas, porém, o elenco original enfrentou várias baixas. Nomes como Raul Cortez, Leila Lopes, Tarcísio Meira, Eva Wilma e Chica Xavier morreram e deixaram saudade em milhões de fãs por todo o Brasil.

Raul Cortez (Jeremias Berdinazzi)

O veterano morreu aos 73 anos, em 2006, após luta contra um câncer na região abdominal. O último trabalho do ator foi na minissérie "JK" (TV Globo), mas um dos personagens de maior sucesso na carreira dele foi Jeremias Berdinazzi, imigrante italiano de "O Rei do Gado".

Raul Cortez - Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez) - Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez)
Raul Cortez (Jeremias Berdinazzi) em 'O Rei do Gado'
Imagem: Jeremias Berdinazzi (Raul Cortez)

Leila Lopes (Suzane)

A atriz foi encontrada morta em seu apartamento, em São Paulo, em dezembro de 2009. À época, o caso foi registrado em boletim de ocorrência como possível suicídio. Tempos depois, a família da artista divulgou uma carta de despedida que teria sido escrita por ela.

Tarcísio Meira (Giuseppe Berdinazzi)

Tarcísio Meira - Globo / CEDOC - Globo / CEDOC
Tarcísio Meira (Giuseppe Berdinazzi) em 'O Rei do Gado'
Imagem: Globo / CEDOC

O veterano morreu aos 85 anos, em 2021, por complicações da covid-19. Um dos mais importantes atores do país, Tarcísio marcou a história da TV e do cinema, sendo inclusive o protagonista da primeira novela diária do país, "2-5499 Ocupado" (TV Excelsior, 1963).

Eva Wilma (Marieta Berdinazzi)

Eva Wilma - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Eva Wilma como a vilã Maria Altiva em A Indomada (1997)
Imagem: Divulgação/Globo

A atriz morreu aos 87 anos, em 2021, em decorrência de um câncer no ovário. Além de Marieta, em "O Rei do Gado", ela fez dezenas de personagens, como as gêmeas Ruth e Raquel da primeira versão de "Mulheres de Areia" (1974), a Dra. Martha do seriado "Mulher" (1998/1999) e Altiva, de "A Indomada" (1997).

Milton Gonçalves

Milton morreu em maio deste ano, aos 88 anos, por conta de problemas de saúde que enfrentava desde que teve um AVC (acidente vascular cerebral), em fevereiro de 2020. À época, quando passou mal, ele participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Rio de Janeiro.

Regina Dourado (Magu)

Regina morreu aos 59 anos, em 2012, Salvador (BA) após luta contra um câncer de mama descoberto em 2003. A atriz, no entanto, não resistiu às complicações causadas pela doença. Ao longo da carreira, ela participou de 20 produções na TV.

Chica Xavier (Madre que cuida de Luana)

Chica Xavier - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A atriz Chica Xavier (à esq.) participou de várias produções na TV
Imagem: Reprodução/Instagram

A atriz morreu aos 88 anos, em 2020, no Rio de Janeiro, por complicações de um câncer no pulmão. Chica ganhou destaque na Globo na década de 1970, após participação em "Os Ossos do Barão" (1973). O último trabalho na emissora foi em 2012, quando apareceu em "Cheias de Charme".

Liana Duval (Quitéria)

A atriz morreu aos 83 anos, em 2011, em Carmo de Cachoeira, em Minas Gerais. Ela lutava contra um câncer havia oito anos. Liana participou de produções em emissoras como TV Tupi, Manchete, Cultura e Globo.

Luiz Parreiras (Orestes)

O ator, que interpretou Orestes em "O Rei do Gado", morreu aos 78 anos, em janeiro de 2020, por complicações de um AVC (acidente vascular cerebral), de acordo com informações do Observatório dos Famosos.

Antônio Pompêo (Dominguinhos)

O ator morreu aos 62 anos, em 2016, no Rio de Janeiro. Pompêo foi encontrado morto por vizinhos, em casa, após três dias desaparecido. À época, por meio do Facebook, a atriz Zezé Motta revelou que o artista enfrentava um momento difícil. "Meu amigo estava recluso, deprimido com a falta de oportunidades de trabalho".