Topo

Jornalista da JP que xingou manifestantes trabalhou com Doria e jardinagem

Paulo Mathias na JP News - Jovem Pan/Divulgação
Paulo Mathias na JP News Imagem: Jovem Pan/Divulgação

De Splash, em São Paulo

02/11/2022 04h00

Apresentador da Jovem Pan News, Paulo Mathias fez uma dura manifestação ontem contra os manifestantes que bloqueiam estradas pelo Brasil em protesto contra a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

Durante o "Morning Show", programa diário que comanda na rádio e no canal de notícias, Mathias classificou como "vagabundos" os manifestantes. "Eu chamei essas pessoas que estão se manifestando de vagabundos e continuo com a mesma opinião", disse o apresentador.

Paulo Mathias surgiu para o público em 2017, quando assumiu um cargo na gestão de João Doria, então prefeito de São Paulo e à época filiado ao PSDB, partido do qual o apresentador também era integrante.

Mathias administrou a região de Pinheiros, no cargo que era chamado de "prefeito regional" na gestão Doria, e que depois voltou a ser chamado de subprefeito. Deixou o cargo em março para concorrer a deputado estadual em 2018, cargo que já havia tentado em 2014. Nas duas vezes não foi eleito.

Sua aproximação com o bolsonarismo aconteceu ainda no pleito de 2018, Logo após o primeiro turno, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Paulo Mathias disse que João Doria era "o único lúcido" do PSDB por apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro na disputa final contra Fernando Haddad (PT).

Empresa de jardinagem

Nas redes sociais, Paulo Mathias se define como empreendedor. Em seu perfil no LinkedIn, ele lista uma experiência de 2 anos e meio como sócio da Muda Vertical, empresa de paisagismo que faz jardins verticais, jardins em paredes para decoração de interiores.

Ele começou o negócio em novembro de 2018, pouco depois de perder as eleições para a Assembleia Legislativa de São Paulo, e ficou, segundo o perfil, até 2021, quando já tinha iniciado o seu trabalho como comunicador na Jovem Pan.

Jovem Pan e YouTube

Paulo Mathias estreou na Jovem Pan em 2020 como comentarista, no programa "3 em 1". Quando Vitor Brown deixou a atração para assumir "Os Pingos nos Is", Paulo Mathias assumiu a função de apresentador do programa.

Depois, quando Edgar Picoli, crítico do governo Jair Bolsonaro, deixou o "Morning Show", Paulo Mathias ganhou um segundo programa. Apesar da boa relação com comentaristas do canal, a expressiva maioria formada por apoiadores do presidente, Mathias não é considerado internamente como um bolsonarista, ao contrário.

O apresentador do Morning Show, antes do episódio de hoje, já havia feito outras críticas. Em um episódio, Gustavo Gayer disse que a atriz Fernanda Montenegro era "decadente" após críticas a Bolsonaro e foi ironizado por Paulo Mathias.

Em outro episódio, Mathias discutiu ao vivo com Mario Frias (PL), então secretário de Cultura do governo Bolsonaro e agora deputado federal eleito. Em réplica a Frias, que defendia o pagamento de apenas R$ 3 mil para beneficiários da Lei Rouanet, o apresentador questionou o político por um gasto de R$ 39 mil em dinheiro público com uma viagem aos Estados Unidos, o que irritou o secretário bolsonarista.

Além do trabalho na JP News, Paulo Mathias também mantém um canal no YouTube, chamado de Talk Churras, que conta com 58 mil inscritos. Entre os últimos entrevistados, nomes da política, como o governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), e do entretenimento, como o humorista Danilo Gentili.