Topo

Ex-VJ, MariMoon não tem saudades da ex-emissora: 'A MTV hoje é uma droga'

Colaboração para Splash, do Rio

06/10/2022 14h00

Esta semana, o "De Lado Com Fefito" recebeu uma jovem lenda da internet e da TV brasileiras. A convidada do programa do UOL foi a jornalista e influenciadora digital MariMoon, considerada a primeira celebridade digital do país, graças ao FotoLog (lembra dele?) que, há quase 20 anos, era o mais seguido do Brasil.

Ex-VJ da MTV Brasil, onde trabalhou de 2008 a 2012, MariMoon não guarda mais nenhuma ligação com a sua antiga emissora. "Você ainda assiste MTV Brasil hoje?", quis saber Fefito.

Claro que não! A MTV hoje é uma droga!

MariMoon falou com carinho de sua época na emissora. "A MTV Brasil foi algo muito especial, por muitos motivos", disse. "A gente tinha a oportunidade de criar conteúdos inéditos e tinha cabeças muito legais pensando coisas que realmente iam fazer diferença pros jovens e pra sociedade".

A gente falava sobre educação sexual, educava também as pessoas musicalmente, falava de assuntos importantes - e se divertia no meio do caminho.

Ela lembrou que a MTV que está no ar, hoje, no país, não é mais o canal querido pelos jovens das décadas de 1990 a 2010.

"A Editora Abril comprou o direito de uso da marca por mais de 20 anos. Quando acabou esse contrato, ela devolveu pra Viacom, que é a dona da emissora nos EUA. A MTV Brasil hoje não existe", explicou.

A MTV de hoje é a americana. E a emissora atual não quer saber de quem era da MTV antiga. Não estão nem aí.

'Pioneira do hate' no Brasil: 'Fui ameaçada de violência'

No papo com o colunista do UOL, MariMoon lembrou dos seus primeiros tempos como VJ. A exposição alcançada pela TV agravou um problema que ela já vivia desde que começou a fazer sucesso na web: o bullying.

"Você é uma pioneira do hate?", perguntou Fefito. Depois de confirmar, MariMoon contou que os primeiros tempos na frente da câmera foram os mais difíceis.

Você não tem experiência, é supertimida, tem que segurar um programa ao vivo - e com um monte de hater em cima! Eu tinha vários bullies que me perseguiam na internet.

Com o tempo, MariMoon diz que aprendeu a lidar com os haters. "Minha vida ficou mais fácil, hoje eu tenho quase nenhum hater. Mas tinha uma galera que se esforçava de verdade pra acabar com a minha vida", lamentou.

Eu tive uns 'top haters' que me ameaçaram de violência. Era mais difícil naquela época. Caminhamos muito em relação a isso, ainda bem. Ameaçar uma pessoa presencialmente ou digitalmente é a mesma coisa.

'Não quis ir para o 'BBB'. Não acho saudável'

Quase todo ano, surgem boatos de que MariMoon estará no elenco de "A Fazenda", da Record. "Todo ano eles tentam", riu. Mas ela garante que não há a menor chance de participar de um reality show.

Não vou fazer nenhum desses. Fui convidada também para o 'BBB' e não quis fazer. Não acho saudável para mim.

"Mas o 'BBB' é uma alavanca muito importante para o sucesso de qualquer pessoa", ponderou Fefito. "A parte ruim também aumenta. Então, prefiro não", respondeu.

É uma alavanca também pra você ter mais 'stalker', receber proposta sexual indevida, ter gente te perseguindo na esquina. Não é só mais proposta de trabalho que aparece.

Entrevista-fiasco e detergente no cabelo

MariMoon teve que encarar a tradicional bateria de perguntas "constrangedoras" no "De Lado com Fefito". Entre elas, o apresentador quis saber qual foi a pior entrevista que ela fez na MTV.

Para surpresa do colunista, não foi com nenhuma estrela internacional.

Nossa, a entrevista com o pessoal do 'Hermes & Renato' foi um fiasco. Acho que eles tinham brigado com o pessoal da MTV e ficavam só respondendo 'sim' e 'não'.

MariMoon ainda respondeu se beijou alguém depois de uma entrevista, se pegou ou não algum artista gringo, e se tem algum "arrependimento capilar".

Uma vez eu li que para mudar a cor do cabelo era só colocar detergente no shampoo. Eu pensei: 'vou tentar'. E só digo uma coisa: não façam isso.

O De Lado com Fefito vai ao ar toda quinta-feira, às 14h, na home UOL e no canal de Splash no YouTube. Artistas e personalidades da mídia batem um papo com o colunista de Splash que vai de vida e carreira aos momentos de vergonha alheia que todo mundo passa de vez em quando.