Topo

Vilão relata espera de 13 anos por 2º 'Avatar', o filme que mudou sua vida

Stephen Lang foi o vilão de "Avatar" - Reprodução
Stephen Lang foi o vilão de 'Avatar' Imagem: Reprodução

De Splash, em São Paulo

21/09/2022 04h00

"Avatar" é o filme mais lucrativo da história da bilheteria mundial, com uma arrecadação de US$ 2,84 bilhões, cerca de R$ 14,97 bilhões na cotação atual. Agora, o longa está nos cinemas para exibições em 4K HDR para esquentar o público para o lançamento de "Avatar 2: O Caminho da Água", a tão aguardada continuação que chegará em dezembro deste ano.

Lançado em 2009 e dirigido por James Cameron - a mente responsável pelo clássico "Titanic" -, a produção acompanha a história de Jake Sully (Sam Worthington) descobrindo Pandora, uma lua onde moram os Na'Vi. Como não podem respirar o ar do local, os humanos criam seres híbridos chamados Avatares.

O filme foi um marco na história do cinema e mudou a maneira como produções de grandes orçamentos são feitas e divulgadas. No entanto, não foi apenas a indústria que sentiu a diferença, pois isso aconteceu também na vida dos atores.

"'Avatar' mudou e expandiu a minha vida", contou Stephen Lang, o Coronel Miles Quaritch no longa, a Splash. "Já sabíamos que teríamos continuações e, com o passar dos anos, acabei fazendo vários outros trabalhos entre filmes e outras coisas legais."

"Mas eu nunca aceitei nenhum trabalho sem que antes meu agente ligasse para John Landau, o nosso produtor de 'Avatar', e falando: 'tudo bem se o Stephen fizer esse filme? Vocês vão precisar dele nos próximos meses?'. Isso virou rotina. Sempre pedia ao produtor para me liberar para outros trabalhos"

"Invariavelmente, John respondia que tudo bem. Até que realmente eu precisei voltar à produção", falou.

Cena do novo teaser de 'Avatar: O Caminho da Água'; filme chega aos cinemas em dezembro - Reprodução - Reprodução
Cena do novo teaser de 'Avatar: O Caminho da Água'; filme chega aos cinemas em dezembro
Imagem: Reprodução

A vida do ator mudou também em outro aspecto, pois o artista de 70 anos já tinha aceitado a ideia de se aposentar. "O filme tornou tudo mais amplo. Eu estava tranquilo, tinha desistido de trabalhar, mas 'Avatar' chutou isso para longe de mim e acelerou tudo. A partir dele, houve diversas ramificações profissionais para mim."

Lang conta que, no quesito pessoal, ele sentiu fazer parte de algo que transformou colegas de trabalho em amigos: "O filme teve um grande significado para mim, porque a verdade é que a maioria dos projetos em que você está como ator, eles meio que têm um começo e um fim e isso pode ser muito contido."

"Foi diferente com 'Avatar', pois formei relacionamentos pessoais que estão durando por muito, muito tempo. Quero dizer, é como se estivéssemos fazendo uma longa série juntos em certo sentido."

"Avatar 2: O Caminho da Água" chega aos cinemas em 14 de dezembro de 2022 e conta com Stephen Lang, Sam Worthington, Zoe Saldana, Sigourney Weaver, Michelle Yeoh, Giovanni Ribisi e Kate Winslet.