Topo

Príncipe Andrew é xingado por jovem durante cortejo da rainha: 'Nojento'

Príncipe Andrew é criticado em cortejo de Elizabeth 2ª - Reprodução/ New York Post
Príncipe Andrew é criticado em cortejo de Elizabeth 2ª Imagem: Reprodução/ New York Post

De Splash, em São Paulo

12/09/2022 13h36Atualizada em 12/09/2022 13h55

Um jovem escocês gritou xingamentos para o príncipe Andrew durante o cortejo fúnebre da rainha Elizabeth 2ª, na manhã de hoje. Ele foi rapidamente retirado do público e detido por policiais que patrulhavam a procissão.

"Você é um velho doente! Nojento!", gritou o homem, identificado por veículos da imprensa britânica como Rory.

Ao ser contido por um policial, o jovem disse que "não fez nada de errado." Ele também foi agredido por outro espectador da procissão.

Pouco depois, em entrevista a um repórter do jornal local Holyrood Daily, Rory afirmou que "homens poderosos não deveriam cometer crimes sexuais e se livrarem disso".

Andrew era muito amigo de Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de exploração sexual de menores, e foi acusado de agressão sexual por Virginia Roberts Giuffre, algo que sempre negou.

Em 2020, o príncipe foi acusado na justiça de ser o "indivíduo poderoso" que era alvo das "escravas sexuais" de Jeffrey Epstein, segundo o tabloide britânico The Mirror. Nos processos, Andrew também é acusado de fazer "orgia com várias outras meninas menores de idade".

Em janeiro deste ano, Andrew perdeu seus títulos militares e da realeza e, em fevereiro, chegou a um acordo extrajudicial com Giuffre.

O que acontece a seguir

São esperadas milhares de pessoas neste último momento com a monarca. Devido ao provável tempo em pé na fila, foi aconselhado à multidão que levem comida e bebida. Segundo a BBC, os visitantes passarão por uma inspeção "ao nível de aeroporto". Não será permitido fotografar e nem filmar a visita.

À noite, o rei Charles e os irmãos farão uma vigília ao redor do caixão.

Amanhã, o corpo será levado a Londres. A Operação Unicórnio determina que o trajeto deve começar na Estação Waverley, onde o caixão será colocado no trem privativo que a família real britânica usa desde 1840.

Segundo o jornal The Daily Mail, as autoridades já estão preparadas para lidar com as multidões que se reunirão ao redor das ferrovias para ver o trem passar. No entanto, caso a viagem de trem não seja possível, o corpo será levado num voo partindo do aeroporto de Aberdeen — foi por lá que os membros da família real chegaram para acompanhar a rainha em seus últimos momentos.

O funeral será realizado no dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, no centro de Londres. O corpo da rainha deve ser enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão passa a ficar ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.

Corpo da rainha Elizabeth 2ª sai em cortejo