Topo

Atleta olímpica, acusado de assédio e produtor: os filhos de Elizabeth 2ª

Príncipe Andrew, Princesa Anne, Príncipe Edwards, Príncipe Charles, Rainha Elizabeth 2ª e Príncipe Phillips  - Pool/Anwar Hussein Collection/WireImage
Príncipe Andrew, Princesa Anne, Príncipe Edwards, Príncipe Charles, Rainha Elizabeth 2ª e Príncipe Phillips Imagem: Pool/Anwar Hussein Collection/WireImage

De Splash, em São Paulo

08/09/2022 15h33

A rainha Elizabeth 2ª morreu nesta quinta-feira, aos 96 anos. A monarca estava no poder há 70 anos e, agora, quem assume o trono da família real britânica é o, agora, Rei Charles 3º, 73, primeiro herdeiro.

Elizabeth foi casada com o Príncipe Philip por 74 anos e, além de Charles, teve outros três filhos, Anne, Andrew e Edward.

Anne Elizabeth

A única herdeira mulher da Rainha é Anne Elizabeth Alice Louise, de 72 anos. Nascida em 15 de agosto de 1950, em Londres, desde jovem ela é conhecida por não seguir à risca os desejos da família.

Reservada, sua vida pessoal não é muito conhecida pela imprensa e suas aparições são, em sua maioria, para divulgar os seus trabalhos de caridade. Ela atua em mais de 200 instituições.

Apaixonada por cavalos, Anne sempre teve muito talento para esportes e é a única da família real que já participou das Olimpíadas ao competir na modalidade de hipismo. A herdeira já venceu duas medalhas de prata e uma de ouro na European Eventing Championship.

Em 1973, ela se casou com Mark Phillips, tenente e capitão da Cavalaria Armada, com quem teve dois filhos, Peter e Zara Phillips. No entanto, em 1992, o casal se separou e a Princesa se tornou a primeira da família real a se divorciar e casar novamente. No mesmo ano que o relacionamento com Mark acabou, ela se casou com o ex-comandante da marinha Timothy Laurence.

Em 2002, Anne foi questionada sobre a rainha Elizabeth 2ª não ser uma mãe calorosa com seus filhos e, em sua resposta, defendeu a mãe. "Eu simplesmente não acredito que haja alguma prova para sugerir que ela não seja carinhosa. É inacreditável", disse, irritada, à BBC.

Anne Elizabeth e o Rei Charles 3º - Chris Jackson/Getty Images - Chris Jackson/Getty Images
Os irmãos Anne Elizabeth e o Rei Charles 3º.
Imagem: Chris Jackson/Getty Images

Andrew Albert

O terceiro filho de Elizabeth é Andrew Albert Christian Edward. Quando nasceu, em 1960, ele era o segundo na linha de sucessão ao trono. Agora, ele é o oitavo.

Chamado de Duke de York, ele dedicou sua vida à carreira militar, atuando por 22 anos como piloto de helicóptero, Comandante e vice-almirante da Marinha Real.

Tido como o filho favorito de Elizabeth, Andrew foi considerado um dos solteiros mais cobiçados da coroa, até 1986, quando se casou com Sarah Ferguson, com quem teve duas filhas, Beatrice e Eugenie. Eles se separaram dez anos depois.

Ser o querido da mãe não fez com que ele se afastasse de polêmicas. Andrew era muito amigo de Jeffrey Epstein, bilionário americano acusado de exploração sexual de menores. O Principe foi acusado de agressão sexual por Virginia Roberts Giuffre, algo que ele sempre negou.

Príncipe Andrew, a vítima Virginia Roberts Giuffre e Ghislaine Maxwell, que seria cúmplice de Jeffrey Epstein - Divulgação/Netflix - Divulgação/Netflix
Príncipe Andrew, a vítima Virginia Roberts Giuffre e Ghislaine Maxwell, que seria cúmplice de Jeffrey Epstein
Imagem: Divulgação/Netflix

Com o escândalo, ele se afastou dos compromissos reais em 2019. Já em 2020, príncipe Andrew foi acusado na justiça de ser o "indivíduo poderoso" que era alvo das "escravas sexuais" de Jeffrey Epstein. As informações são do tabloide britânico The Mirror.

Nos processos, o príncipe também é acusado de fazer "orgia com várias outras meninas menores de idade". O Mirror aponta ainda que ele "pressionou o governo dos EUA a conceder um acordo judicial" a Epstein, em 2007.

Em fevereiro deste ano, príncipe Andrew e Virginia Giuffre chegaram a um acordo. As partes "chegaram a um acordo extrajudicial", escreveu o advogado de Giuffre, David Boies, em uma carta a um juiz de Nova York enviada em nome de ambas as partes. Os termos financeiros do pacto não foram divulgados pelo advogado.

Em janeiro deste ano, ele perdeu seus títulos militares e da realeza. À época, o Palácio de Buckingham informou que Andrew, que era duque de York, deixou de ser chamado de Sua Alteza Real.

Edward Antony

Rainha Elizabeth 2ª em foto de família com seu marido príncipe Philip e os filho Andrew, Charles e Edward na Escócia, em 1979 - Getty Images - Getty Images
Rainha Elizabeth 2ª em foto de família com seu marido príncipe Philip e os filho Andrew, Charles e Edward na Escócia, em 1979
Imagem: Getty Images

O quarto filho do casal é o caçula Edward Antony Richard Louis, condecorado conde de Wessex. Nascido em 1964, o Príncipe nasceu em Londres e, assim como irmão Andrew, quis seguir carreira militar. No entanto, suas tentativas foram frustradas e resolveu voltar seus esforços ao entretenimento, trabalhando como produtor de TV.

Em 1999, Edward se casou com Sophie Rhys-Jones e teve dois filhos, Louise e James Windsor.

Rainha Elizabeth 2ª