Topo

Corpo de rainha Elizabeth chega à St Giles; súditos poderão se despedir

De Splash, em São Paulo

12/09/2022 10h41Atualizada em 12/09/2022 13h46

Ontem, por volta das 10h do horário local (6h no horário de Brasília), o corpo de Elizabeth saiu em cortejo fúnebre do Castelo de Balmoral até Edimburgo. O trajeto levou pouco mais de seis horas até a chegada ao primeiro destino, o Palácio de Holyrood, onde pernoitou no Salão do Trono.

Pela manhã de hoje, no horário de Brasília, o caixão saiu do palácio sendo levado à Catedral St Giles, em Edimburgo. Em uma curta procissão, o rei Charles 3º, os príncipes Andrew e Edward, a princesa Anne e Sir Timothy Laurence, marido de Anne, acompanharam o percurso, de aproximadamente um quilómetro, a pé.

Um carro atrás deles levou Camilla, a rainha consorte, e Sophie, a condessa de Wessex, esposa do príncipe Edward. O cortejo foi marcado por um silêncio respeitoso, interrompido brevemente por gritos de "Deus salve a rainha!"

Na sequência, a família real participou de uma cerimônia na catedral. Agora, o caixão da rainha ficará em St Giles por 24 horas, período em que o público poderá prestar suas homenagens.

As primeiras-ministras do Reino Unido e da Escócia, Liz Truss e Nicola Sturgeon, também estiveram na cerimônia.

A Coroa da Escócia — que geralmente fica em exibição no Castelo de Edimburgo — foi colocada em cima do caixão da rainha. A peça, feita de ouro, prata e pedras preciosas, é usada em cerimônias para representar a presença do soberano.

1 - Reprodução/BBC - Reprodução/BBC
Rainha Elizabeth: família real participa de cerimônia na Catedral de St. Giles
Imagem: Reprodução/BBC

São esperadas milhares de pessoas neste último momento com a monarca. Devido ao provável tempo em pé na fila, foi aconselhado à multidão que levem comida e bebida.

Segundo a BBC, os visitantes passarão por uma inspeção "ao nível de aeroporto". Não será permitido fotografar e nem filmar a visita.

À noite, o rei Charles e os irmãos farão uma vigília ao redor do caixão.

Corpo da rainha Elizabeth 2ª sai em cortejo

O que acontece a seguir

Amanhã, o corpo será levado a Londres. A Operação Unicórnio determina que o trajeto deve começar na Estação Waverley, onde o caixão será colocado no trem privativo que a família real britânica usa desde 1840.

Segundo o jornal The Daily Mail, as autoridades já estão preparadas para lidar com as multidões que se reunirão ao redor das ferrovias para ver o trem passar. No entanto, caso a viagem de trem não seja possível, o corpo será levado num voo partindo do aeroporto de Aberdeen — foi por lá que os membros da família real chegaram para acompanhar a rainha em seus últimos momentos.

O funeral será realizado no dia 19 de setembro, na Abadia de Westminster, no centro de Londres. O corpo da rainha deve ser enterrado na capela memorial Rei George 6º. O caixão passa a ficar ao lado de onde está enterrado o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.