Topo

Operação Unicórnio: como serão os 10 dias após morte da rainha Elizabeth 2ª

Rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos - Reprodução/Twitter
Rainha Elizabeth 2ª morreu aos 96 anos Imagem: Reprodução/Twitter

Franceli Stefani

Colaboração para Splash

08/09/2022 15h28Atualizada em 08/09/2022 15h57

A morte da rainha Elizabeth 2ª abalou os súditos. A soberana do Reino Unido morreu hoje, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, na Escócia. O óbito foi confirmado no início da tarde, por meio das redes sociais da família real.

No entanto, desde que ela entrou em uma situação crítica de saúde e reuniu toda a família real na residência de férias, onde ela estava desde o dia 21 de julho, uma estratégia começou a ser montada nos bastidores: trata-se da Operação Unicórnio.

Rainha Elizabeth 2ª

No projeto detalhista, de acordo com o portal Independent, do Reino Unido, há todos os pontos do que vão acontecer nos 10 dias úteis que iniciam após a morte da monarca, incluindo as preocupações com a segurança e a gestão de multidões.

No plano, seu corpo seria levado para Holyroodhouse, onde seria sepultado e depois levado para a Catedral de St Giles, na Royal Mile, em Edimburgo. Depois, o caixão seria levado para a estação Waverley da cidade e transportado no Royal Train para Londres.

Como o óbito ocorreu na Escócia, o comércio e o parlamento foram imediatamente suspensos. O Independent revela que as autoridades têm 36 horas para uma moção de condolências na Câmara.

Milhares de visitantes são esperados em Balmoral e Edimburgo para prestar as últimas homenagens. Segundo a CNN, a data da morte é referida como "Dia D" e, cada dia seguinte, é "D + 1, D+2, D+3", seguindo assim até a despedida final.

O funeral de Estado iniciaria na Catedral de St Giles, em Edimburgo, durante um dia. Depois disso, o corpo seria levado no Royal Train para Londres.

Quando teremos um novo rei?

A expectativa é que amanhã Charles já seja nomeado amanhã oficialmente o novo rei do Reino Unido, assim como Camilla se tornará a nova rainha.

Ele então fará uma "turnê" pelo Reino Unido, parando na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales para participar dos cultos. Enquanto isso acontece, Westminster Hall será preparado para o funeral de Elizabeth.

Quando será o funeral?

Quatro dias após a morte de Elizabeth, haverá uma procissão do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall. Ela será enterrada dez dias após sua morte.

Ela deverá ser enterrada ao lado do pai, o rei George 6º, e do marido, o príncipe Philip.

Outro detalhe importante é que o hino da Inglaterra mudou oficialmente para "God Save The King" — "Deus salve o rei", em tradução livre.