Topo

Caixão da rainha Elizabeth chega a Edimburgo com homenagens de populares

Colaboração para Splash, em São Paulo

11/09/2022 06h19Atualizada em 11/09/2022 17h56

O corpo da rainha Elizabeth 2ª deixou o Castelo de Balmoral por volta das 10h do horário local, 6h do horário de Brasília, em cortejo fúnebre até a capital escocesa. De carro, o caixão de carvalho, com flores brancas colhidas no próprio castelo, levou pouco mais de seis horas até o primeiro destino, o Palácio de Holyrood, residência oficial da família, onde descansará no Salão do Trono.

Na rota, o cortejo passou por cidades e vilas escocesas, como Aberdeen, Dundee e Perth.

Na capital, a icônica Royal Mile ficou tomada pela população que não mediu esforços para aplaudir o caixão com o corpo da rainha Elizabeth por todo caminho até o Palácio de Holyroodhouse. Ele foi conduzido pela North Deeside Road de Aberdeen, passando pela Great Western Road, antes de passar pelo Duthie Park, um parque público de 178 mil m².

O caixão deverá permanecer em Holyroodhouse até a tarde da próxima segunda. Em cortejo a pé, com previsão de início às 14h35 do horário local, 10h35 pelo horário de Brasília, o rei Charlles 3º e outros integrantes da família real seguirão para a Catedral de St. Giles, em Edimburgo.

Após a procissão, a família vai acompanhar uma cerimônia na catedral. O corpo ficará disponível para que os súditos se despeçam por cerca de 24 horas.

Como foi o cortejo

Em silêncio na maior parte do tempo, a população acompanhou a comitiva formado por sete carros para testemunhar a jornada final da rainha. O primeiro levava o caixão. A princesa Anne, uma das últimas pessoas a verem a rainha ainda em vida, seguiu no segundo com o marido, Timothy Laurence.

começa - Andrew Milligan/PA - Andrew Milligan/PA
Começa cortejo de despedida da Rainha Elizabeth 2ª
Imagem: Andrew Milligan/PA

Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, afirmou em seu perfil no Twitter o quão "triste e comovente" é acompanhar a rainha deixar "seu amado Balmoral" pela última vez: "Hoje, enquanto ela faz sua jornada para Edimburgo, a Escócia prestará homenagem a uma mulher extraordinária", escreveu.

Ao passar por Banchory — uma das aldeias entre Balmoral e o Palácio de Holyroodhouse, os populares jogaram flores no carro da rainha. Elas foram acompanhadas por aplausos da multidão.

Já enquanto o corpo passava por Aberdeen, um pouco depois das 8h da manhã — pelo horário de Brasília, proclamações foram feitas nas capitais do Reino Unido.

Em Dundee, multidões de silenciaram enquanto o caixão passava. O silêncio foi quebrado por uma série de aplausos quando o corpo da rainha parou na frente dos líderes do conselho de Tavside e Five ao deixar a cidade pela última vez.

Pausa planejada

No meio do trajeto até o Palácio de Holyroodhouse, o cortejo fez uma pausa planejada faltando cerca de três horas de viagem.Os minutos de intervalo são importantes para o reabastecimento da comitiva e descanso dos motoristas.

Homenagens

O caixão da monarca está envolvido com a bandeira oficial da Coroa na província, o estandarte real para a Escócia. Por cima foi colocado um buquê branco formado por ervilhas de cheiro, uma das flores favoritas da rainha. Todas elas foram colhidas no jardim do Castelo de Balmoral. Curiosamente também há um sanduíche de marmelada.

Ao passar por Aberdeenshire, o corpo da rainha recebeu uma homenagem diferente. Os agricultores da região estacionaram seus tratores e máquinas agrícolas ao longo da rota para imitar uma guarda de honra enquanto o cortejo cruzava a estrada.

Cronograma de despedida

O corpo passará a noite no palácio de Holyroodhouse e, na segunda-feira, seguirá em procissão para catedral de Saint Giles, média de 1 km de distância.

O rei Charlles 3º e outros integrantes da família participarão do cortejo a pé, com previsão de início às 14h35 do horário local, às 10h35 pelo horário de Brasília.

Nas 24 horas seguintes acontecerá a vigília dos príncipes, sempre com um familiar da rainha presente. Pela primeira vez, o caixão receberá a visita da população. Estima-se que milhares de súditos se organizem em filas para prestar homenagens.

Rainha Elizabeth: População se despede da monarca em cortejo fúnebre