Topo

Família real testava convidados no Castelo de Balmoral, onde rainha morreu

A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip celebram aniversário de casamento no Castelo de Balmoral - PA Images via Getty Images
A rainha Elizabeth 2ª e o príncipe Philip celebram aniversário de casamento no Castelo de Balmoral Imagem: PA Images via Getty Images

De Splash, em São Paulo

11/09/2022 04h00

O Castelo de Balmoral, na Escócia, foi um lugar muito importante na história da rainha Elizabeth 2ª: foi lá que ela passou grande parte da infância se divertindo com a irmã Margaret, ficou noiva do príncipe Philip e passou parte da lua de mel, soube da morte trágica de Lady Di e, na última quinta-feira, morreu aos 96 anos.

A propriedade também era palco de uma tradição da realeza britânica: os "testes de Balmoral". A prática era conhecida assim informalmente e consistia em observar o comportamento de convidados no local e, com base nisso, decidir se estavam ou não dentro de seus padrões. Entre os "candidatos" que já foram avaliados estão primeiros-ministros e potenciais membros da realeza.

Quem assiste à série "The Crown", da Netflix, conhece o procedimento, retratado no segundo episódio da quarta temporada: "O Teste de Balmoral". Na ficção, a primeira-ministra Margaret Thatcher e a futura princesa de Gales, ainda na fase de "paquera" com o príncipe Charles, passam pelo Castelo e são testadas pelos olhos atentos da rainha Elizabeth 2ª e do restante da família real. A política falha miseravelmente, enquanto Lady Di passa com louvor.

Na vida real, o teste é descrito por biógrafos como um "ritual de iniciação", composto por uma série de regras e protocolos não ditos e definidos pela família real para quem visita Balmoral. Os critérios avaliados vão desde as roupas usadas, o comportamento em relação à família, assuntos abordados nas conversas e até a postura e desempenho em jogos após o jantar.

Outra questão importante é a caça: a realeza adora a atividade e espera que os convidados também participem das expedições na propriedade, que tem muita área verde e animais, como cervos, tetrazes e gatos-selvagens.

"As peculiaridades e tradições obscuras da família, acumuladas ao longo dos anos, podem intimidar os recém-chegados. 'Não sente aí', eles dizem em coro a um infeliz convidado tolo o suficiente para tentar sentar em uma cadeira na sala de estar que foi usada pela última vez pela rainha Vitória", disse Andrew Morton, autor da biografia "Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras".

Quem navega com sucesso por esse campo minado social, conhecido popularmente como 'teste de Balmoral', é aceito pela família Real. Andrew Morton

O "teste de Balmoral" também não é novidade na família real. De acordo com biógrafos, Elizabeth, Rainha-Mãe, também foi provada e aprovada em terras escocesas. O príncipe Philip, que era um primo distante de Elizabeth 2ª antes de se casar com ela, também agradou. Ele já havia estudado na Escócia e adorava atividades ao ar livre. Já Wallis Simpson, socialite americana por quem Eduardo 8º abdicou do trono, falhou após criticar os tapetes do castelo.

Lady Di detestava estar em Balmoral

Apesar de ter impressionado seus futuros familiares em Balmoral, a princesa Diana não gostava nem um pouco de passar seus dias na enorme propriedade escocesa.

Príncipe Charles e Lady Diana Spencer de férias em Balmoral em maio de 1981 na época de seu noivado - MSI/Mirrorpix/Getty Images - MSI/Mirrorpix/Getty Images
Príncipe Charles e Lady Diana Spencer de férias em Balmoral em maio de 1981 na época de seu noivado
Imagem: MSI/Mirrorpix/Getty Images

De acordo com Lady Di em entrevistas para o livro de Andrew Morton, o lugar tinha uma "atmosfera negativa".

"Eu amo a Escócia, mas a atmosfera [de Balmoral] me drena. Eu chego lá como a 'Diana forte'. Eu saio esgotada, porque eles me sugam. [...] Em vez de ter um descanso, é o período mais estressante do ano", disse a princesa a Morton.

Eu entro em pânico quando vou a Balmoral. É o pior momento para mim, e eu penso: 'Como diabos vou sair desse lugar?'. [...] Aquela casa suga as pessoas. Princesa Diana no livro de Andrew Morton "Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras"

O agora rei Charles 3º, por outro lado, adora estar lá: "Eu não consigo expressar o quanto sinto falta de Balmoral, das colinas e do ar. Me sinto vazio e incompleto sem aquilo", disse ele quando foi estudar em Cambridge, em 1968.

Thatcher também não era fã

Em "The Crown", Thatcher, interpretada por Gillian Anderson tem um desempenho terrível no "teste de Balmoral". Ela erra no figurino e nos calçados, não vai bem nos jogos com a família real, escorrega na etiqueta com os funcionários e vai embora antes do previsto.

Na vida real, a "Dama de Ferro", como a primeira-ministra era conhecida, não falou muito sobre suas experiências em Balmoral. No entanto, segundo John Campbell, biógrafo da política, Margaret Thatcher realmente não gostava de estar na propriedade, apesar de ser convidada anualmente a visitar o local, uma tradição da realeza.

"Thatcher odiava ter que ir uma vez ao ano a Balmoral. Ela não tinha interesse nenhum em cavalos, cachorros ou esportes campestres, além de considerar a vida ao ar livre — longas caminhadas e piqueniques em qualquer condição climática —, que a família real adorava fazer nas férias, um 'purgatório'", escreveu Campbell.

Kate e Meghan passaram pelo teste?

Kate, agora princesa de Gales, fez sua primeira visita a Balmoral em 2009, dois anos antes de se casar com o príncipe William. De acordo com uma biógrafa de Middleton, a raiinha Elizabeth 2ª permitiu que a futura princesa tirasse fotos na propriedade, algo que geralmente é proibido. Um sinal de que ela tirou uma "nota 10" no teste.

Em 2010, os pais de Kate também passaram um fim de semana em Balmoral, o que para a imprensa foi um sinal de que o casal ficaria noivo em breve. Em novembro daquele ano, Kate e William anunciaram o noivado. Os pais da duquesa de Cambridge também devem ter ido bem, porque voltaram a Balmoral em 2016.

Quanto a Meghan Markle, há rumores de que ela fez sua primeira visita à rainha em 2017, no início de seu relacionamento com Harry. A primeira visita oficial, porém, aconteceu alguns meses após o casamento dos dois. Não se sabe muito sobre o desempenho de Meghan no teste, mas a famosa aversão da duquesa de Sussex à caça de animais pode ser um indicativo de como ela se saiu no teste da realeza.

Castelo de Balmoral: como é a propriedade da família real na Escócia