Topo

Melina é a 13ª eliminada do 'MasterChef Brasil' após prato sem tempero

Melina deixa o "MasterChef Brasil" no top 5 - Reprodução/Band
Melina deixa o "MasterChef Brasil" no top 5 Imagem: Reprodução/Band

Colaboração para Splash, em Pernambuco

17/08/2022 00h44Atualizada em 17/08/2022 00h52

A baiana Melina, 29 anos, foi a 13ª eliminada do "MasterChef Brasil" em sua 9ª temporada avaliando cozinheiros amadores.

Ela disputou até o final com Fernanda e deixou o programa após um prato completamente sem tempero e que não lembrava a comida mexicana, que era o pedido pela prova.

Restam agora apenas 4 competidores: Rafael, Fernanda, Renato e Lays.

Confira o que aconteceu no episódio de hoje de "MasterChef Brasil":

No começo do episódio, o top 5 recebeu um país por meio de sorteio, ficando divididos assim:

  • Melina - Colômbia
  • Rafael - Índia
  • Fernanda - Papua Nova-Guiné
  • Renato - Indonésia
  • Lays - Guatemala

A prova da semana consistia em fazer um prato relacionado que harmonizasse com café por semelhança ou contraste, o principal ingrediente da prova.

Para auxiliar o top 5, um barista deu dicas de que tipo de prato combinava com os respectivos cafés relacionados aos países sorteados.

Primeira a apresentar, Lays apostou em um prato de vieira defumada com polenta, couve crispy e quiabo com molho de milho. Ela foi criticada por carbonizar a vieira, mas muito elogiada pela polenta e pelo molho de milho, especialmente por esse combinar com café.

Fernanda entregou um peito de pato magret e pera. O prato dela foi elogiado, mas apontado um pouco pela falta de força no molho.

Renato entregou carré de javali com melaço de tucupi e creme de polenta e pipoca de feijão. Ele fez um molho, mas não teve tempo de colocá-lo no prato. O participante foi bastante elogiado pela criatividade na pipoca e pelo ponto do carré.

Rafael apostou em ravioli de matcha de salmão e camarão e bisque de pimenta. O prato dele foi considerado muito apimentado pelos chefs, mas elogiado pela ideia fora da caixa e por combinar com o café.

Melina foi a última do top 5 a entregar. Ela entregou um carré de javali com cuscuz marroquino de acompanhamento. A carne estava muito gordurosa e o cuscuz gostoso, mas o prato precisava de mais força para acompanhar com café.

Renato foi o vencedor da prova e garantiu a primeira vaga no top 4 da temporada e Rafael e Melina ganharam uma desvantagem para a prova de eliminação.

Prova de eliminação

A prova de eliminação da semana trouxe a culinária mexicana no foco, mas em uma espécie de fusão: os 4 precisariam "fundir" culinária mexicana com brasileira.

Rafael e Melina, em desvantagem, tiveram 5 minutos a menos de prova: 55, enquanto Lays e Fernanda tiveram 1 hora.

Melina foi a participante que mais se enrolou durante a prova, com seu feijão queimando no meio do preparo.

Melina acabou desistindo do feijão e apostou em tortilla de tapioca com frango, flores de jambu e flor de abobrinha empanada. Mais uma vez, o prato dela foi considerado sem força e sem muito sabor, embora bonito.

Rafael arriscou e entregou um pirarucu empanado no mole (molho mexicano), tortilla e salsa verde. O prato foi considerado gostoso, bem temperado no ponto certo e diferente, especialmente pelo peixe no ponto.

Lays fez burrito de camarão, vinagrete de tucupi e mole de ervas. O problema do prato foi a tortilla crua, mas com um bom molho, que precisava de pimenta, mas estava bom e refrescante.

Última a entregar, Fernanda fez tacos de porco com pimentão, mole de taioba e fajjtas com mix de pimentões. Ela foi criticada pela carne seca e muito salgada, embora tenha tudo uma boa ideia.

Os chefs convidados escolheram Rafael como o melhor da prova.