Topo

Alcymar Monteiro só veste branco em shows e já brigou com Marília Mendonça

De Splash, em São Paulo

11/08/2022 11h16

Alcymar Monteiro viralizou nesta semana após brigar com sua própria banda durante um show em Santa Terezinha (PE) dizendo que o destaque da apresentação deve ser ele, não os instrumentistas — a bronca levou os músicos a pedirem demissão.

Nas redes sociais, quem não conhecia o cantor se surpreendeu com o fato de ele ser chamado de Rei do Forró. Saiba mais sobre os mais de 40 anos de carreira de Alcymar Monteiro.

Alcymar nasceu em 13 de fevereiro de 1950 na cidade de Aurora, no Ceará. No início da década de 70, se mudou para o Recife para investir na carreira musical, e ficou hospedado na casa de Reginaldo Rossi. Foi o Rei do Brega quem lhe deu apoio nos primeiros passos da carreira.

Em 1986, Alcymar morava em São Paulo e lançou o álbum "Forroteria", com músicas com Luiz Gonzaga e Marinês. Nos anos seguintes, gravou duetos com Dominguinhos, Elba Ramalho, Tânia Alves e Genival Lacerda. Além disso, suas músicas foram gravadas por nomes como Zé Ramalho, Alceu Valença e Fagner.

Uma de suas marcas registradas é sempre vestir branco nos shows. Em 2008, em entrevista ao portal InfoNet, explicou: "O branco são todas as cores do universo. É bom pra luz. Eu sou espiritualista, kardecista, e o branco traz muita paz. Bandeira branca da paz e, acima de tudo, tem a ver com a minha identificação visual. Tem a ver com a construção de uma imagem que hoje já marca a minha presença".

A questão com os músicos também não foi a primeira vez em que Alcymar Monteiro comprou uma briga publicamente. Confira outras tretas do cantor:

Criticou o surgimento do forró eletrônico e o grupo Mastruz com Leite

No início da década de 90, após a morte de Luiz Gonzaga, um novo estilo de forró surgiu: o forró eletrônico, representado por grupos como Mastruz com Leite e SomZoom. Alcymar Monteiro incentivou os novos grupos e chegou a escrever músicas para eles, mas diz ter se arrependido ao ver como o novo estilo tornou homogêneo o forró.

"Sou totalmente contra o forró eletrônico, pois o considero um forró lambadeado, mal tocado, mal cantado, que não vale um tostão furado", disse Alcymar aos jornalistas Carlos Marcelo e Rosualdo Rodrigues, autores do livro "O fole roncou: uma história do forró".

Ele não foi o único a marcar a divisão entre o forró pé de serra e o forró eletrônico: músicos como Dominguinhos e Chico César também se pronunciaram contra o novo subgênero, que acrescentou influências de outros gêneros ao forró.

Cobrou cachê do governo de Pernambuco pelo São João em 2015

No final de 2015, Alcymar Monteiro postou no Facebook uma carta aberta intitulada "À comunidade artística de Pernambuco" dizendo que ainda não havia recebido do governo de Pernambuco o cachê pelas apresentações no São João do estado.

"O resumo da ópera é que paguei para cantar para o Governo de Pernambuco. Arquei despesas com transporte, equipe de filmagem, hospedagem, alimentação, impostos e tudo o mais. Despesas para manter a carreira girando, como luz, telefone, aluguel, funcionários... Fora os riscos aos quais estamos sujeitos pelas estradas de nosso estado. Até agora, seis meses depois, não recebi nada. Nem um telefone de cortesia para informar uma previsão de pagamento. O que recebi foi o desprezo", escreveu o músico.

Criticou a presença de Marília Mendonça e do sertanejo universitário no São João

Nos anos seguintes, Alcymar Monteiro passou a criticar o fato de que no São João de Caruaru, um dos maiores do mundo, os shows de forró estavam perdendo espaço para o sertanejo universitário. Ele não foi o único: Elba Ramalho também demonstrou insatisfação, e em 2017 Marília Mendonça se pronunciou sobre o assunto durante o São João da Capitá:

"Vai ter sertanejo no São João sim, viu? Porque quem quer é o público. Então, muito obrigada por me abraçarem. Sei que vocês gostam mesmo é de música boa. Não importa o estilo", disse a cantora no palco.

Num áudio vazado de um grupo no WhatsApp para cantores de forró, Alcymar Monteiro se revoltou com a declaração da cantora. A mensagem vazou e irritou os fãs de Marília: "Essa senhora não tem autoridade para falar nada. Como é que ela vem falar que aqui é lugar de sertanejo? Isso é um 'breganejo' horroroso para cachaceiro, para quem não tem identidade. Quem tá falando aqui é Alcymar Monteiro".

"Eu vou baixar o nível, viu? Não venha aqui no nosso terreiro querer cantar de galo, não, viu? Aqui quem canta de galo é galo, galinha aqui não canta. Entendeu bem? Tá certo?", disse Monteiro no áudio. "Sua música é horrorosa! Você não tá com nada, entendeu? Você canta para cachaceiro. Eu canto para família, para as crianças, para os velhos, eu sou descendente de Luiz Gonzaga. Nos respeite, entendeu? Não fale mal de Elba Ramalho, que você não tem autoridade para isso, entendeu? Deixa a gente em paz, vão se danar".