Topo

Mariana Rios se desdobra em mil: 'Entendi que posso ser o que quiser'

Colaboração para Splash, do Rio

04/08/2022 04h00

Durante muito tempo, Mariana Rios sofreu de uma falsa crise de identidade. Em conversa com Zeca Camargo no "Splash Entrevista" desta semana, a multitalentosa artista lembrou sem saudades de quando lhe cobravam uma definição de quem ela era: Atriz? Cantora? Apresentadora? Autora?

"Aconteceu milhares de vezes", disse. Enquanto saía da gravação de um disco para um papel na TV, Mariana era cobrada. "Fãs, pessoas próximas, família, me diziam: 'Mariana, você precisa focar, saber o que você é'."

Foi difícil suportar a pressão. "Precisava ser uma pessoa só, mas o que eu sou?", questionava-se. "Isso gerou um desconforto de uma vida inteira", lamentou Mariana, hoje com 37 anos - e finalmente confortável consigo mesma:

Após anos de terapia, entendi que eu posso ser tudo o que eu quiser ser. Eu amo a 'caixinha de surpresas'. Eu busco o calor da emoção e passo a minha vida mergulhando em projetos diferentes um do outro. É dessa forma que eu me sinto viva.

Tudo ao mesmo tempo

Depois que entendeu que é mais feliz "cantando, atuando, apresentando, escrevendo", tudo ao mesmo tempo agora, Mariana soltou-se inteiramente. No papo com Zeca Camargo, ela listou seus projetos atuais: apresentadora de reality show, filme na Amazon, série na Netflix, um novo EP autoral e um show em que canta músicas marcantes em sua vida.

"Eu faço um um passeio por diversos sons de diversas épocas. É um show divertido pra gente dançar", contou.

Mariana está adorando a correria. Especialmente depois da pausa forçada de quase dois anos pela pandemia de coronavírus. "Estava todo mundo enlouquecido para que esse movimento voltasse a acontecer. Está todo mundo trabalhando demais, viajando demais", comemorou.

Ela estará no elenco da nova temporada da série "De Volta aos 15", da Netflix, ao lado de Maísa Silva, Klara Castanho e Camila Queiroz. E também no filme "Um Ano Inesquecível - Verão", criação da autora de best-sellers Thalita Rebouças para a Amazon Prime. A atriz adorou a experiência com as plataformas de streaming.

Fiquei passada com a grandiosidade do streaming. É uma estrutura gigantesca, foram semanas de mergulho total nos personagens.

Uma certa "previsibilidade" dos projetos também foi positiva. "Na novela, às vezes você é vilã e o público te enxerga como mocinha. E seu personagem vira outra coisa. Filme tem tempo determinado, você sabe o começo, meio e fim da história, consegue explorar melhor cada cena", diz.

splash - UOL - UOL
Mariana Rios no 'Splash Entrevista' com Zeca Camargo
Imagem: UOL

'Risquei a palavra medo'

Não que ela tenha preferência. "Eu acho tudo legal."Mariana Rios também não abre mão da adrenalina do improviso, que tem exercitado no papel de apresentadora do reality show "Ilha Record".

"Ali sou eu", garantiu. "Eu sigo o roteiro, claro, e levo o meu sentimento para os momentos de reação. Tem muita coisa que as pessoas não esperam de mim, como nos momentos do jogo em que preciso me posicionar com firmeza, ou nas minhas reações cômicas. Tenho esse lado de humor, e de vez em quando dou uma alfinetadinha", disse.

Mais um sonho realizado: "Sempre lutei pra que isso acontecesse, sempre quis esse lugar de apresentadora. Mas desde que pudesse ser eu mesma".

O livro que lançou em 2020, "Basta Sentir", em que conta passagens importantes de sua vida, foi determinante para que a artista passasse a se posicionar mais naturalmente. "Sempre fui muito cuidadosa com a minha vida pessoal, com a forma de me expor. O livro me deixou muito mais aberta para dividir a minha opinião", disse.

"Eu era muito travada. Hoje eu me abro muito mais." Mariana diz que a palavra "medo" não existe mais para ela.

Risquei do meu dicionário. Thiaguinho me falou: o talento não tem como ser cancelado. Estamos em constante estado de evolução. Quem sou eu para cancelar o outro e achar que a minha opinião vale mais? Isto é falta de respeito.