Topo

Taís Araújo conta que rebateu comentário racista de ator da Globo

Taís Araújo conta que ouviu comentário preconceituoso de ator da Globo - Reprodução/YouTube
Taís Araújo conta que ouviu comentário preconceituoso de ator da Globo Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para Splash, em São Paulo

03/08/2022 10h40Atualizada em 03/08/2022 13h17

Taís Araújo contou que rebateu um comentário racista de um ator da Globo nos bastidores da emissora. A atriz falou sobre o assunto em participação no podcast "Quem Pode, Pod", apresentado por Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme.

O papo começou quando Giovanna questionou Taís sobre os rótulos de "mulher metida" e "raivosa" atribuídos a mulheres negras em posições de poder. A estrela de "Cara e Coragem" (TV Globo) disse que sempre foi vista assim, mas que também precisou andar "de nariz em pé".

"Escuto isso, sei lá, desde que saí da maternidade. As pessoas olharam e falaram 'Nossa, que garota metida'. [risos] Desde sempre! E eu confesso que na minha infância e adolescência, fatalmente eu tive que levantar meu nariz, porque senão eu seria atropelada. Eu fui criada sempre num lugar muito branco e muito de elite. Então, se eu não me impusesse, eu ia ser atropelada por todo mundo e eu não tava a fim de ser atropelada por ninguém", começou a atriz.

Em seguida, sem citar nomes, ela contou a situação que viveu com um ator durante gravações na emissora.

"Uma vez, um ator na Globo virou pra mim e falou assim: 'Engraçado, eu não conheço nenhum negro bem-sucedido que não seja prepotente e arrogante'", relatou ela.

Aí eu virei e falei pra ele: 'Será que é você que não está acostumado a ver negros em lugares de poder e só entende negro em lugar de subserviência? Se não estiver em lugar de subserviência, se não estiver subserviente a você, você acha que é prepotência? Será que não é o seu olhar que tá acostumado?' Taís Araújo

Segundo Taís, o ator "não teve resposta". "Eu lembro muito bem, eu tava dentro do carro, trancada com ele, gravando uma cena", completou.

No podcast, gravado antes do ataque racista aos filhos de Giovanna Ewbank em Portugal, Taís Araújo alertou a mãe de Títi e Bless sobre como o racismo opera: "Você dando porrada em outra pessoa branca é encarado de outra maneira de eu dando porrada numa pessoa branca! É o famoso: 'vocês que são brancos, que se entendam."