Topo

Austin Butler sobre viver Elvis Presley no cinema: 'Superpoderes'

Fernanda Talarico

De Splash, em Memphis, Tennessee*

17/07/2022 04h00

"Elvis" já está em cartaz nos cinemas brasileiros e conta a história do rei do rock a partir da visão de Colonel Tom Parker, o controverso empresário do músico interpretado por Tom Hanks. No entanto, não é apenas a presença do oscarizado ator que vem chamando a atenção do público: o protagonista Austin Butler também vem dando o que falar.

O artista de 30 anos está recebendo diversos elogios pela interpretação de Elvis, e não apenas da crítica especializada, mas também de pessoas como Priscilla Presley, a ex-esposa do cantor; ela chegou a dizer que o ator foi "guiado espiritualmente" pelo músico durante as filmagens.

"Eu não poderia estar mais feliz. De verdade, eu fico falando isso, fico me beliscando, porque parece um sonho", disse Butler em entrevista exclusiva a Splash. "Nenhum outro trabalho nunca significou tanto para mim e eu nunca coloquei tanto da minha alma".

O filme "Elvis" retrata uma cena clássica da carreira do cantor, que se empolga em uma apresentação ao ver a paixão que desperta no público presente. Perguntado sobre como foi gravá-la, Butler diz que queria passar a sensação de um Elvis Presley que se descobre uma espécie de super-herói.

"Foi um momento incrível de gravar porque é como se ele estivesse descobrindo que tem superpoderes", diz o ator a Splash, confidenciando que impressionar os familiares era um dos objetivos da sua interpretação. "Era o marido de Priscilla e o pai de Lisa Marie. Então, era uma pressão imensa", disse.

Não era a primeira opção

No entanto, Butler não era a primeira opção do diretor Baz Luhrmann ("Moulin Rouge") para viver o protagonista: o cineasta chegou a cogitar chamar Harry Styles para o papel. Mas não teve jeito, quando Luhrmann e Austin Butler se conheceram, o diretor se convenceu de que tinha encontrado seu ator principal.

"Há uma trivia, que agora todo mundo sabe, que foi o que fez com que ele precisasse interpretar o papel de Elvis: os dois perderam a mãe exatamente com a mesma idade [23 anos]", contou o diretor em entrevista a Splash.

"Ele me mandou um vídeo dele cantando 'Unchained Melody' em um roupão, cantando para sua mãe. Não era uma fita de audição, era uma memória, um momento pessoal de sua vida.[...] Não foi muito bem uma decisão. Ele simplesmente entrou na sala e a partir daquele momento eu estava ensaiando ele, ou testando ele, preparando-o, como um treinador."

Austin Butler não cantou apenas no vídeo que enviou a Luhrmann, mas também empresta a voz para canções de "Elvis". Em entrevista a Collider, o compositor Elliott Wheeler e o editor musical Jamieson Shaw contaram que usaram vocais do ator misturados aos de Elvis.

Austin Butler vive Elvis com tanta verdade que chega a "incorporar" o astro  - Divulgação - Divulgação
Austin Butler vive Elvis com tanta verdade que chega a "incorporar" o astro
Imagem: Divulgação

A Splash, o ator contou ter recebido a notícia de que interpretaria o rei do rock com muita felicidade, mas logo entendeu que deveria se esforçar e trabalhar para conseguir vivê-lo com a qualidade que desejava. "Eu não chorei naquele momento, porque foi uma felicidade que logo em seguida se transformou em 'tenho que começar a trabalhar'."

Para se preparar, ele fez treinamentos de voz de seis a sete dias por semana. "Quando eu comecei o processo, queria soar idêntico a dele, esse era o meu objetivo. Se você ouvisse uma gravação minha e uma gravação dele, você não seria capaz de saber a diferença", contou em coletiva de imprensa reportada pela Collider.

A GQ, ele contou que foi levado às pressas para o hospital em março de 2021 após o fim das filmagens da cinebiografia.

"No dia seguinte [após finalizar o filme], eu acordei às quatro da manhã com uma dor excruciante e fui levado ao hospital," explicou. "Meu corpo simplesmente começou a desligar no dia seguinte que terminei Elvis", acrescentou.

Baz Luhrmann dirige Austin Butler em "Elvis" - Divulgação  - Divulgação
Baz Luhrmann dirige Austin Butler em "Elvis"
Imagem: Divulgação

A ligação com a Mãe

A mãe de Austin Butler, Lori Butler, morreu em 2014, de câncer. Já Elvis perdeu sua mãe, Gladys Presley, em 1958, em decorrência de um ataque do coração. No longa, a relação dos dois é bastante explorada, mostrando ao espectador o quão próximos eles eram e o quanto ele sofreu com a morte.

Em "Elvis", a atriz Helen Thomson é quem interpreta Gladys. "Ela é uma das atrizes mais brilhantes que eu já vi!", disse Butler a Splash. "Esse relacionamento é um dos relacionamentos mais vitais de toda a história porque aquele foi o relacionamento mais importante da vida de Elvis. Foi o núcleo de tudo."

"Tem um psicólogo que diz que ele e sua mãe eram uma fusão, então quando ela sai de sua vida, fica um vácuo que não dá para ser preenchido. Helena é uma das atrizes mais generosas que consigo imaginar e com quem já trabalhei."

Austin Butler e Helen Thomson, que vive Gladys, a mãe de Elvis - Divulgação - Divulgação
Austin Butler e Helen Thomson, que vive Gladys, a mãe de Elvis
Imagem: Divulgação

Antes de Elvis

Nascido em 17 de agosto de 1991, Butler começou a sua carreira com papéis no Disney Channel, em "Hanna Montana" (2007) e na Nickelodeon, em "iCarly" (2007) e "Zoey 101" (2008). O ator também esteve em séries como "Life Unexpected" (2010) e "Switched at Birth" (2017).

O reconhecimento veio quando ele esteve nas produções "The Carrie Diaries" (2013-2014) e "The Shannara Chronicles". Butler também estrelou a peça "The Iceman Cometh" (2018), da Broadway e fez uma participação em "Era Uma Vez Em? Hollywood" (2019).

Em sua vida pessoal, o ator namorou Vanessa Hudgens ("High School Musical") de 2011 a 2020. Já em 2021, ele começou uma relação com a modelo Kaia Gerber, filha de Cindy Crawford.

*A repórter viajou a convite da Warner Bros