Topo

Tom Hanks levava horas para se transformar no polêmico empresário de Elvis

Fernanda Talarico

De Splash, em Memphis, Tennessee*

15/07/2022 04h00

"Elvis", a aguardada cinebiografia do rei do rock, conta a história de como o cantor se tornou o fenômeno que hoje conhecemos. No entanto, há uma peculiaridade neste filme, pois acompanhamos a narrativa a partir de Colonel Tom Parker, o controverso empresário do astro.

No longa dirigido por Baz Lurhmann ("Moulin Rouge"), quem vive este importante personagem é Tom Hanks, conhecido mundialmente por diversos personagens icônicos, como Forrest Gump, capitão Miller em "O Resgate do Soldado Ryan", Paul Edgecombe em "À Espera de Um Milagre", Chuck Noland em "Náufrago" e muitos outros.

Hanks e Parker são bastante diferentes fisicamente, o que demandou uma preparação rígida da parte do ator. Em entrevista a Splash, Tom Hanks contou detalhes do processo para se transformar no personagem, desde o estudo de suas feições, até horas e horas de preparo e maquiagem.

"Houve duas fases. A primeira foi entender o que seria feito, isso antes de o filme começar a ser filmado. E isso envolveu muitas conversas e análises. Eu não fazia ideia de como era a aparência do Colonel Tom Parker."

O ator explicou que foi preciso entender todos os detalhes necessários para se parecer com o empresário: "o rosto, a cabeça, a careca, o peso? O quão pesado ele era!"

Depois de estudado e decidido qual seria o caminho que os profissionais seguiram, foi preciso entender o processo de transformação e como o resultado final afetaria a atuação de Tom Hanks.

"Veio a questão de o quanto eu estaria enterrado em maquiagem e próteses, porque eu queria ter um rosto maleável, porque às vezes uma quantidade excessiva de próteses faz com que seu rosto fique muito rígido e você não consegue levantar uma sobrancelha sem que sua testa fique toda enrugada e pesada."

"Nós fizemos tudo isso, e estava ótimo, mas Baz e eu estávamos sentindo que algo não estava 100%, e então decidimos que o nariz precisava ser alterado. E quando você diz 'Ei, pessoal da maquiagem, refaçam o nariz', todos ficaram frustrados e pediram um pouco de tempo."

Tom Hanks e Colonel Tom Parker  - Divulgação e Getty Images - Divulgação e Getty Images
Tom Hanks e Colonel Tom Parker
Imagem: Divulgação e Getty Images

Terminada a primeira fase de preparação, se iniciou o processo de colocar em prática todo para as filmagens de "Elvis". "Da minha parte, era só esperar", disse Hanks. "Já o pessoal da maquiagem trabalhava muito e não esperavam nada de mim, apenas que eu ficasse parado e sem falar nada."

A Splash, o ator contou que, em todos os dias das gravações, passava cerca de cinco horas na cadeira dos maquiadores. "Mas é tranquilo. Você estica as pernas, toma um café, vai ao banheiro, come alguma coisa e volta para a segunda parte, que dura mais três horas."

Tudo que eu tinha de fazer era esperar, e eventualmente ficava pronto. E sempre que eu abria meus olhos e saía da minha meditação, do meu sono, ou do coma induzido, eu ficava surpreso com o trabalho que eles tinham feito.

Tom Parker foi o empresário de Elvis Presley que o levou ao estrelato. No entanto, ele era uma figura controversa e controladora, que geria a carreira do cantor sem que o artista pudesse ter opiniões sobre quais caminho seguir. Ele é acusado de ter ficado com uma boa parte do dinheiro do cantor.

Dificuldades

Durante a produção de "Elvis", que aconteceu na Austrália, em 2020, Tom Hanks e a esposa Rita Wilson testaram positivo para covid-19. Para o diretor Baz Luhrmann, este momento foi um dos mais difíceis durante as gravações do longa. "O filme quase foi por água abaixo", contou a Splash.

"Quando a covid chegou e Tom pegou, eu sabia que se nós não nos reuníssemos e nos jogássemos nesse projeto, ele seria cancelado. Ainda bem que Tom foi muito corajoso e voltou e fez o papel."

Já para Hanks, todo o processo de fazer um filme é trabalhoso. "Não tem um dia que seja fácil. Tem sempre algum elemento que acaba sendo uma grande reprodução artística para representar algo real. E é difícil esquecer que aquilo é falso e acreditar que é real."

A cena da roda gigante em 'Elvis' é a favorita de Tom Hanks - Divulgação - Divulgação
A cena da roda gigante em 'Elvis' é a favorita de Tom Hanks
Imagem: Divulgação

O ator comparou a sua experiência em "Elvis" com a de Austin Buttler, o protagonista. "Ele teve um processo constante e interminável de preparação para o papel. Ele estava sempre treinando, praticando canto, coreografia, fez um milhão de provas de figurino."

"Tudo isso para não só se parecer com um personagem, mas realmente personificar e entrar na essência que conhecemos de Elvis Presley. Não acho que houve um momento sequer em que a parte dele no filme não estivesse sendo alterada ou aperfeiçoada, mesmo entre as filmagens de uma cena ou outra."

Hanks gostou tanto da atuação do colega de elenco que elegeu um momento ao lado de Butlter como o seu favorito do filme. "A cena na roda gigante, quando eu quero ser empresário dele, para mim é incrível. Primeiro porque nós filmamos ela quase um dia inteiro, o que foi muito prazeroso, mas também porque vimos esses dois personagens muito importantes da forma mais honesta possível."

"Elvis" já está disponível nos cinemas.

*A repórter viajou a convite da Warner Bros