Topo

'Vou fazer besteira': Como Maria Beltrão se destaca em nova fase na Globo

Maria Beltrão na coletiva das Super Manhãs da Globo Imagem: Kelly Fuzaro/TV Globo

Laysa Zanetti e Leandro Carneiro

De Splash, em São Paulo

28/06/2022 04h00

"Dia 7 vou tomar café com a Ana Maria Braga, e isso é a coisa mais importante que tenho a dizer. E vai ter bolo de cenoura porque eu pedi."

Essas foram as primeiras frases ditas por Maria Beltrão ao se apresentar para um grupo de jornalistas em entrevista coletiva em São Paulo, como integrante oficial do time de entretenimento da TV Globo. E se a forma como ela arrancou sorrisos desta plateia for algum indício, começa com o pé-direito o novo desafio profissional.

A partir do próximo dia 9, a jornalista assume o posto de uma das apresentadoras do "É de Casa", papel que compartilhará com Talitha Morete, Thiago Oliveira e Rita Batista. Para isso, ela deixou recentemente o "Estúdio i", da GloboNews. A jornalista estava na emissora de notícias havia 25 anos.

Agora, Beltrão afirma encarar com nervosismo a nova etapa da carreira, que reforça ser de grande responsabilidade. Mesmo assim, em cada uma de suas falas transparecem os trejeitos que conquistaram a audiência do canal fechado.

"Estou nervosíssima, muito animada e muito feliz", declarou. "Estava na minha área de conforto (...), e agora sinto a mesma emoção que sentia quando entrei na Globo pela primeira vez e vi Monica Waldvogel, Bial... Agora me vejo rejuvenescida! Eu, com 50 anos de vida, em plena menopausa.... não podia falar menopausa, né? Mas estou animada, feliz, excitada, com muito medo. Estou há um mês tendo pesadelo."

Leveza e um novo público

Diante de uma nova audiência e horário, a jornalista reforça que é importante adequar-se ao que é pedido por um programa como o "É de Casa", mas sem perder sua identidade.

"É bom, leveza é minha marca", ressalta. "Estou indo para um programa que tem como marca registrada essa leveza. Porque sábado de manhã não tem como ser diferente, as pessoas estão acordando, começando o fim de semana. A linguagem do programa é leve, comunga bem."

Para entender tal linguagem, Maria fez um trabalho de observação.

"É fascinante, porque eu fico assistindo ao 'É de Casa' e faço o exercício de entender como a faixa de horário se comporta como programa", revela.

"Esse programa é campeão de audiência e as pessoas adoram esse time de apresentadores. Então, é enorme a responsabilidade. Os alienígenas somos nós. Fico feliz pela confiança de ousarem comigo mas, para mim, é um grande aprendizado. Venho do hard news e agora vou falar com uma faixa de público muito maior e pegar classes que eu não abarcava tanto na GloboNews. Tenho que mudar meu chip, tenho que aprender muito. Tento aprender, mas isso também passa pelo filtro de eu sempre ser a Maria, e vou colocar o meu jeito nas coisas."

E a cozinha do 'É de Casa'?

Thiago Oliveira, Maria Beltrão, Rita Batista e Talitha Morete são os novos apresentadores do 'É de Casa' Imagem: Kelly Fuzaro/TV Globo

Mesmo com tantas expectativas sobre o lançamento da nova fase do programa matutino, a grande expectativa de Maria Beltrão em sua estreia é manter o cenário em pé e que o público a receba bem.

"Nós conversamos muito nos bastidores, então a minha expectativa é ver essa química no ar, meu filho, eu não aguento mais! Eu não aguento mais esperar 9 de julho", confessa, bem-humorada.

"Não aguento! E espero que tenham paciência comigo, porque o público não me conhece tanto. Mas a minha maior expectativa é não destruir a cozinha do 'É de Casa'. Eu sou atolada, eu sonho com isso, já sonhei que me queimava... mas tem ensaio e dois anjos da guarda que não aparecem no ar."

Cair e levantar

No ar durante pouco mais de cinco horas durante as manhãs de sábado, a partir das 6h50, o 'É de Casa' traz pautas leves e busca criar um entretenimento com informação para todas as faixas etárias. Por isso, Beltrão acredita que sua experiência no jornalismo diário será o seu grande diferencial.

"O que as pessoas podem esperar de mim é que eu sou isso aí. As pessoas vão olhar para mim e falar: 'Gente, essa mulher é isso aí'. Eu vou fazer muita besteira, eu acho que tenho experiência nessa coragem de ser imperfeita, fazer besteiras, errar... e ter que me levantar."

"A verdade não está só em passar verdade, está em a pessoa olhar e falar: 'Tá, essa mulher é isso aí'. E essa é uma qualidade minha, sem falsa modéstia. E isso vale para o bem ou para o mal, estou aqui assustadíssima pensando na quantidade de besteiras que já falei. Mas a Maria é isso aí."

O improviso no ar

Há 25 anos na GloboNews, Maria Beltrão passa a apresentar o 'É de Casa' Imagem: Kelly Fuzaro/TV Globo

Protagonista de memes que já viralizaram com suas gafes no "Estúdio i", Beltrão conta que o jogo de cintura para se reerguer diante de um improviso é um de seus diferenciais.

"Eu sou boa em longas coberturas, principalmente quando temos notícias em cima da hora. A GloboNews me deu a possibilidade de conseguir passar horas sobre um fato que acabou de acontecer. Espero que não aconteça alguma tragédia, mas eu trago essa experiência."

Já sobre tais memes e deslizes, ela afirma encarar as reações com tranquilidade — sempre que possível.

"As pessoas falarem, sempre vão falar. Quando vejo que é uma crítica, não tem problema nenhum, é para a gente crescer. Eu fico preocupada às vezes, como quando eu bati no Thiago. Na primeira vez que a gente jantou, eu dei uns quatro tapas nele, eu sou pegajosa. Tem de ter cuidado com o que fala, estamos em um mundo muito louco. Aprendi a diferenciar com quem pode argumentar ou crescer e quando aquilo é absolutamente bélico e destrutivo", finaliza.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Vou fazer besteira': Como Maria Beltrão se destaca em nova fase na Globo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade