Topo

Julio Andrade, de 'Sob Pressão', já foi confundido com médico em hospital

Julio Andrade no lançamento da quinta temporada de "Sob Pressão" - Roberto Filho/Brazil News
Julio Andrade no lançamento da quinta temporada de "Sob Pressão" Imagem: Roberto Filho/Brazil News

Filipe Pavão

De Splash, no Rio

06/06/2022 18h28

Julio Andrade está de volta às telinhas como o Dr. Evandro, de "Sob Pressão". A série médica estreou sua quinta temporada no Globoplay, na semana passada, para debater o desgaste da saúde física e mental dos profissionais da saúde no Brasil. O primeiro episódio será exibido excepcionalmente hoje na "Tela Quente", depois do remake de "Pantanal", na TV Globo.

No entanto, antes mesmo de Dr. Evandro chegar às telinhas pela primeira vez em 2017, o ator foi confundido com um médico por um paciente de um hospital público.

Em bate-papo com a imprensa, Julio explicou que ele estava no Hospital Alberto Torres, principal hospital de trauma de São Gonçalo, na região metropolitana do Rio, para observar e entender o universo o qual o personagem estaria inserido na série.

Durante visita ao local, um homem chegou ferido, algemado e acompanhado por policiais. Foi ele quem chamou o ator de "doutor".

"O cara estava com uma fratura e, em um momento, não tinha ninguém na sala. Então, ele chamou: 'doutor'. Eu estava com um jalequinho porque só podia entrar lá com aquela roupa. Cheguei até ele, que me falou assim: 'eu vou ficar bem?'. Eu, caramba, respondi: 'vai ficar'. Foi minha primeira experiência como Dr. Evandro. O cara ficou bem, graças a Deus", lembra ele, aos risos.

Julio recorda que o homem ferido estava com pneumotórax, ou seja, presença de ar livre na membrana interna do tórax. E pelo ator ter aversão a sangue, ele não conseguiu manter o olhar no homem ensanguentando sobre a maca, precisando se abaixar. Foi ali que ele encontrou o ângulo ideal para observar apenas como os médicos moviam as mãos durante o procedimento.

Eu tenho essa memória até hoje.

Na vida real?

Julio revela ainda que chegou a pensar em não aceitar o convite do diretor Andrucha Waddington para participar da série, pois pensava que o ambiente hospitalar poderia não combinar com ele.

"Lá no início, era um projeto que eu não queria. Não é algo que combina comigo. Tenho aflição com sangue. Até hoje, eu desmaio. Mas quando a gente fez o filme e vi aquilo pronto, eu falei: 'cara, tem muita história a ser contada'. Isso é infinito. E chega hoje à quinta temporada", pensa.

Depois de cinco temporadas de sucesso de audiência e crítica, ele conta que não gosta de "brincar" de médico na vida real quando alguém confunde ficção com a realidade e pergunta sobre eventuais problemas de saúde.

"Eu sou um péssimo médico... Mas eu tenho muitos contatos. Não tinha antes da série. Qualquer coisinha, eu ligo. O Dr. Evandro é só na tela. Não sei fazer nada", afirma.

Marjorie Estiano (Carolina) e Julio Andrade (Evandro) seguem na quinta temporada de "Sob Pressão" - Globo/ Victor Pollak - Globo/ Victor Pollak
Marjorie Estiano (Carolina) e Julio Andrade (Evandro) na quinta temporada de "Sob Pressão"
Imagem: Globo/ Victor Pollak

Já Marjorie Estiano, que interpreta a Dra. Carolina, até entra na brincadeira, mas deixa claro que não possui conhecimentos para isso.

"Eu me divirto um pouco. Até dou umas receitas, uns palpites... Mas é tudo mentira", conta a atriz, aos risos. "Quanto mais a gente se envolve e conhece o universo da medicina, com mais seriedade (a gente olha para ele)", completa.

Quinta temporada

Escrita por Lucas Paraizo e dirigida por Andrucha Waddington, a quinta temporada de "Sob Pressão" série mostra que a equipe do Hospital Edith de Magalhães sofre com uma rotina de trabalho exaustiva, o que prejudica sua saúde. A cada semana, dois episódios serão liberados no Globoplay.

Os personagens protagonistas também vão enfrentar novos dilemas. Depois de 20 anos, Dr. Evandro reencontrará o pai, Heleno (Marco Nanini), em uma delicada situação de saúde. Já a Dra. Carolina vai descobrir um câncer de mama. Pela primeira vez, ela trocará o lugar de médica pelo lugar de paciente.

Além de abordar a saúde dos médicos e dramas dos personagens principais, a quinta temporada traz à tona temas como vacinação, racismo, doenças degenerativas e alcoolismo a partir de participações especiais em cada um dos doze episódios.