Topo

'Estamos otimistas', dizem familiares de jornalista esfaqueado em Brasília

Gabriel Luiz havia comemorado o aniversário de 3 anos como editor de notícias na TV Globo um dia antes do atentado - Reprodução/redes sociais
Gabriel Luiz havia comemorado o aniversário de 3 anos como editor de notícias na TV Globo um dia antes do atentado Imagem: Reprodução/redes sociais

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

15/04/2022 15h37

Familiares de Gabriel Luiz, jornalista da TV Globo alvo de cerca de 10 golpes de faca perto do prédio onde mora, em Brasília, disseram ao UOL que estão otimistas com a evolução do quadro clínico do jovem, internado desde ontem. A polícia trabalha com as hipóteses de latrocínio tentado e tentativa de homicídio doloso. O delegado Douglas Fernandes deverá prestar, às 19h de hoje, esclarecimentos sobre o caso.

Pai de Gabriel, o policial civil aposentado Wilton Rufino diz que, apesar do estado grave, o jornalista consegue se comunicar por meio de gestos e bilhetes. "Eu peguei na mão dele e ele interagiu comigo e se emocionou quando os médicos reduziram a sedação. Ele mesmo perguntou sobre o próprio estado de saúde para a equipe médica... Ele escreveu as dúvidas num papel", disse ao UOL.

Vencemos uma etapa. As cirurgias foram realizadas com sucesso, mas o quadro ainda é grave. Pai de Gabriel Luiz

Transferência para rede privada

O jornalista está intubado e foi transferido no início da tarde de hoje para o Hospital Brasília, da rede privada do DF. Relatório preliminar da Polícia Civil aponta que os cerca de 10 golpes de faca atingiram regiões como abdômen, braços e pescoço.

"O Hospital Brasília informa que Gabriel Luiz deu entrada na unidade localizado no Lago Sul. O hospital é centro de referência de alta performance em saúde, com infraestrutura, tecnologia e equipes capacitadas para emergências, atendimentos eletivos e de alta complexidade", disse a empresa em nota.

Para Márcia Regina, tia de Gabriel que o acompanha na área de emergências do centro clínico, o fato de Gabriel estar reagido bem ao tratamento é um alívio para família: "Estamos mais tranquilos com as últimas notícias, que são melhores do que esperávamos, considerando a gravidade do que aconteceu".

Segundo o primeiro boletim médico emitido pelo Hospital de Base do DF, Gabriel corria na manhã de hoje risco de morte por causa de perfurações em órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago. O jornalista foi atendido com hemorragia. Contudo, os sangramentos no fígado, no estômago e no pâncreas do jornalista foram controlados.

Mãe só soube do ataque pela manhã

A empresária Cácia Attias, mãe de Gabriel Luiz, disse ao UOL que soube sobre o atentado sofrido pelo jornalista no início da manhã de hoje. Ela, que mora no Canadá, estava em Natal (RN) devido à morte da mãe e afirmou que tenta voo com desembarque em Brasília. "O pai dele me ligou cedo para comunicar do ocorrido. Estou doida para ver meu filho", disse ela.

Eu ainda estou em choque. Tentando entrar em voo para Brasília. Agradeço a todos que têm se manifestado em apoio e todo o carinho prestado ao meu filho querido. Mãe de Gabriel Luiz

Saída ao mercado e pedido de socorro

Gabriel Luiz foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros do DF sentado debaixo de uma marquise, tentando conter o sangramento, depois de ter sido atingido. Segundo a administração do edifício em que ele mora, o jornalista havia saído a pé para ir a um comércio local.

Testemunhas ouvidas pelo UOL contam Gabriel foi seguido por dois suspeitos, que o cercaram. Segundo relatos, um dos criminosos segurou a vítima para o outro esfaquear. Durante os ataques, o jornalista pediu socorro ao porteiro do prédio onde mora.

Câmeras de segurança registraram a aproximação dos suspeitos. As imagens mostram Gabriel passando pelo estacionamento sozinho. Um homem aparece logo em seguida e outro atrás dele. Os dois atacam Gabriel com golpes de faca e, em seguida, saem correndo em fuga.

Carreira: de 'pseudo-Bonner' a editor na Globo

Jornalista no DF com passagens por veículos como Correio Braziliense, portal Metrópoles e TV Globo, Gabriel Luiz é conhecido pelo jeito irreverente de lidar com suas fontes. Formado em jornalismo pela UnB (Universidade de Brasília) desde 2014, durante a faculdade seus colegas o conheciam como "Bonner", em referência ao apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, William Bonner.

O apelido foi dado devido ao fato de Gabriel proclamar desde cedo admiração pelo telejornalismo da Rede Globo. Em nota, a emissora afirmou lamentar o ocorrido e disse ainda que aguarda as investigações da polícia. "A Globo repudia veemente todas as formas de violência e espera que o caso seja esclarecido o mais rapidamente possível".

Orientadora do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Gabriel Luiz sobre o uso de celulares no telejornalismo, a professora Letícia Renault se disse orgulhosa do sucesso do jornalista na profissão.

"Lembro-me perfeitamente de quando ele chegou na minha turma. O TCC dele é uma referência na UnB por ter sido pioneiro na tese sobre o uso do celular como equipamento no esforço de reportagem. Ele poderia ter ido para outros caminhos, mas fez bem em perseguir seu talento", disse a professora.

Repercussão entre colegas e autoridades

Por meio de suas redes sociais, jornalistas e amigos prestaram solidariedade a Gabriel Luiz.

"Todas as minhas orações, o meu carinho e a minha solidariedade ao amigo Gabriel Luiz. Tenho certeza que ele vai sair dessa e daqui a pouco vai estar sorrindo com a gente. Fica bem logo", escreveu a editora-chefe do portal R7, Kelly Almeida.

"Minha solidariedade ao colega Gabriel Luiz, editor do telejornal DFTV", disse Ana Dubeux, editora-chefe do Correio Braziliense. O jornalista Xico Sá também se manifestou: "Toda solidariedade e fé na recuperação do jornalista Gabriel Luiz".

O Instituto Lula disse repudiar a violência ao jornalista e defender a liberdade de imprensa. "Nossos desejos de pronta recuperação ao Gabriel Luiz", afirmou em nota.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou ter recebido com indignação a notícia do atentado. "Gabriel vocaliza as reivindicações de comunidades do DF, fazendo jornalismo investigativo profundo e sério. Desejo pleno restabelecimento ao profissional."

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL) afirmou que torce pela recuperação rápida do jornalista.

A deputada federal Sâmia Bomfim, líder do PSOL na Câmara, desejou força à família e aos amigos do jornalista.

O PV (Partido Verde) disse lamentar o caso. "Gabriel Luiz é atencioso, generoso e competente no exercício de suas atividades. Desejamos uma rápida recuperação e que os responsáveis por esse ataque covarde sejam identificados e responsabilizados", disse a sigla.