Topo

5 vezes em que Samara Felippo mandou a real e deu lição de liberdade

Samara Felippo toca em festa usando tapa-mamilos  - Reprodução/Instagram
Samara Felippo toca em festa usando tapa-mamilos Imagem: Reprodução/Instagram

Rafael Souza

Colaboração para o UOL

12/04/2022 15h25

"Foi lindo! Foi potente! Foi libertador! Foi quente! Obrigada a todos que viveram nessa catarse com a gente", afirmou Samara Felippo ao compartilhar nas redes sociais as fotos de uma festa em São Paulo em que aparece sendo DJ e usando um look com 'tapa-mamilos'.

As imagens repercutiram bastante e ela foi muito elogiada pelos fãs. O episódio é mais um que coloca a atriz como uma referência de mulher que luta por sua liberdade e dá a real sobre o machismo.

Relembre abaixo outras ocasiões em que Samara, 43 anos, já jogou luz sobre assuntos como maternidade, racismo, estética e relacionamento aberto.

Sobre mãe 'solteira'

No ano passado, em uma postagem sobre o Dia dos Pais, ela usou uma camisa com a frase 'Pãe não existe' e mandou uma reflexão sobre o estigma que existe sobre as mães que cuidam dos filhos sem a parceria de um homem.

"Minha homenagem ao Dia dos Pais. O que existe é mãe SOLO mesmo. SOLO de sozinha, porque também não existe mãe solteira, porque minha maternidade não tem nada a ver com meu estado civil e porque tem muita mãe casada e SOLO", escreveu.

Sobre pressão estética

Em setembro de 2021, a atriz também usou as redes sociais para falar sobre cobrança estética nas mulheres. "Eu só quero envelhecer em paz, naturalmente", disse, pontuando que, sim, tem melasma, cabelos brancos e nem sempre quer se maquiar.

Sobre 'representatividade ruiva'

Em um 'storie' gravado no Instagram, em setembro do ano passado, Samara comentou uma publicação da atriz Marina Ruy Barbosa em que fala de 'representatividade ruiva'. No vídeo, rebate o termo usado pela colega e faz uma comparação com o que a palavra 'representatividade' significa para os negros.

"Há uma problemática aí sim. (...) Essa palavra 'representatividade' não pode vir vazia e sem contexto. Só lembrar uma coisa, óbvio que uma criança vai olhar pra Marina, vai olhar pra Ariel, vai olhar pra Viúva Negra e se identificar, isso é fato. (...) O que a gente tá falando é: essa criança ruiva morre por causa disso? É excluída por causa disso? Essa mãe tem que lutar por alguma coisa porque essa criança ruiva está sofrendo e não se vê em lugar nenhum, quer mudar seus traços, seu cabelo, sua pele por conta disso? É só reflexão, gente", disse.

Sobre relacionamentos com filhos

Samara foi casada por vários anos com o jogador de basquete Leandrinho e teve duas filhas pequenas com ele —Lara e Alicia. A separação veio em 2013 e, um ano depois, a atriz postou sobre a vida como mãe, sem o marido.

Ela lembrou-se de que teve que viver um período de luto após a separação, mas que 'renasceu' e isso foi muito bom. Na postagem, ela incentiva as mulheres a deixarem os relacionamentos em que estão infelizes, mesmo que tenham filhos envolvidos.

"Mulheres, não fiquem em casamentos tóxicos e abusivos por causa de filhos, assim você acaba "intoxicando" eles. Ou não fiquem por medo, procurem ajuda. Eles crescerão e entenderão. Você que está me lendo, olha pra esse cara e tem certeza que é isso que você quer? Acredito em amor e parceria, que é possível amar sem se machucar, cobrar, prender, gritar, brigar. Entrem em contato com aquela mulher esquecida dentro vocês, ela está precisando de apoio, carinho, massagem, um chopp ou um vinho e muita atenção".

Sobre não ser monogâmico

Atualmente namorando o humorista Elídio Sanna, Samara chamou a atenção no final do ano passado para as possibilidades do relacionamento aberto.

Em entrevista ao canal no YouTube de Rafinha Bastos, o 'Mais que 8 minutos', disse que já viveu essa experiência com o atual namorado, mas que 'não é fácil' porque sempre existe a possibilidade do parceiro se apaixonar por outra pessoa. Samara defendeu que o ser humano 'não nasceu para ser monogâmico'.

"Sei que é um tabu para muitas pessoas que eu conheço, mas que ciúme é esse que vira prova de amor? Eu sou livre, e meu namorado entende bem isso. A gente não está junto há sete anos à toa. Existem limites, claro, existem acordos. Tem situações que não são tão confortáveis, e aí a gente sente para conversar".

Samara Felippo e o namorado, Elídio Sanna - Reprodução: Instagram - Reprodução: Instagram
Samara Felippo e o namorado, Elídio Sanna
Imagem: Reprodução: Instagram