Topo

Pai abusivo: como a história de Will Smith pode explicar tapa no Oscar

Will Smith ganha seu primeiro Oscar da carreira como Melhor Ator - Getty Images
Will Smith ganha seu primeiro Oscar da carreira como Melhor Ator Imagem: Getty Images

Matheus Brum

Colaboração para Splash

28/03/2022 14h06

"Eu sei que para fazer o que fazemos você tem que ser capaz de sofrer abuso, e ter pessoas falando mal de você e ter pessoas desrespeitando você, e você tem que sorrir e fingir que está tudo bem. Mas o amor vai fazer você fazer coisas malucas", disse chorando o ator Will Smith, 53, na cerimônia do Oscar.

Depois de chocar a todos com um tapa na cara do apresentador, o comediante Chris Rock, que fez uma piada com a alopecia da mulher de Smith, Jada Pinkett Smith, o ator voltou ao palco para receber a estatueta de Melhor Ator do ano, pela atuação em King Richard: Criando Campeões, que conta a história do pai de Vênus e Serena Willians (veja lista completa dos vencedores do Oscar 2022 aqui).

Ali, desabafou e ressaltou o caminho que fez até o sucesso. A história do abuso foi contada por ele na autobiografia que publicou no final de 2021.

Infância turbulenta

No livro, ele conta que viu seu pai, Willian, cometer diversos atos de violência doméstica contra a mãe, Caroline, quando tinha apenas 9 anos de idade.

"Quando eu tinha nove anos, vi meu pai socar minha mãe na lateral da cabeça com tanta força que ela desmaiou", escreveu ele. "Eu a vi cuspir sangue. Aquele momento, naquele quarto, provavelmente mais do que qualquer outro momento da minha vida, definiu quem eu sou."

Na obra, Smith conta que pensou em matar o próprio pai quando era responsável por cuidar dele durante um tratamento contra o câncer.

"Quando criança, sempre disse a mim mesmo que um dia vingaria minha mãe. Parei no topo da escada. Eu poderia empurrá-lo para baixo [o pai usava cadeira de rodas] e facilmente fugir com isso. Graças a Deus somos julgados por nossas ações e não por nossas explosões internas motivadas por traumas", contou.

No entanto, ao mesmo tempo que relembra das agressões feitas pelo pai, Will reconhece que foi fundamental para a carreira dele.

"Meu pai era violento, mas ele também estava em todos os jogos, peças e recitais. Ele era alcoólatra, mas estava sóbrio em todas as estreias de cada um dos meus filmes. Ele ouvia todas as gravações. Ele visitou todos os estúdios. O mesmo perfeccionismo intenso que aterrorizava sua família colocava comida na mesa todas as noites da minha vida", revelou.

Ao fim, o ator reconhece que todo o sofrimento que passou ao longo da infância e da adolescência moldou a pessoa que é hoje.

"O que você passou a entender como 'Will Smith', o MC aniquilador de alienígenas, a estrela de cinema maior que a vida, é em grande parte uma construção —um personagem cuidadosamente elaborado e afiado projetado para me proteger. Para me esconder do mundo. Para esconder o covarde".

E também serviu para que melhorasse o nível de atuação nas peças e filmes. "A exploração do meu trauma de infância me abriu para entender personagens e histórias; a angústia mental e o triunfo. Sinto que sou um ator muito melhor agora, após ter passado pelo processo do meu livro de memórias. Estava filmando 'King Richard' ao mesmo tempo", comentou o astro em entrevista ao programa The Project.

Oscar em risco?

De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, Chris Rock não registrou um boletim de ocorrência contra Will Smith pela agressão. O Oscar se pronunciou pelas redes sociais se dizendo contra qualquer tipo de agressão.

Não se sabe, ainda, se haverá punição a Will Smith pelo ocorrido na noite de domingo (27).

Ao jornal New York Post, uma fonte de destaque em Hollywood afirma que o ator pode perder a estatueta: "Foi basicamente uma agressão. Todos ficaram chocados, foi muito desconfortável. Eu acho que o Will não aceitaria devolver seu Oscar, mas ninguém sabe o que vai acontecer agora", disse.