Topo

José de Abreu protesta contra Jair Bolsonaro: 'Vai tomar no c*'

José de Abreu criticou Jair Bolsonaro - Reprodução
José de Abreu criticou Jair Bolsonaro Imagem: Reprodução

Colaboração para Splash, em Maceió

27/03/2022 17h12

O ator José de Abreu se manifestou contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) e endossou uma hashtag crítica ao mandatário, mandando-o ir "tomar no c*".

"Ei, Bolsonaro, vai tomar no c*", escreveu o ator, que também compartilhou o link da canção "Apesar de Você", de Chico Buarque, que se tornou um símbolo contra a censura na época da ditadura militar brasileira (1964-1985).

O protesto de José de Abreu contra Bolsonaro acontece após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) acatar um pedido do PL, partido do presidente, de censurar manifestação de cunho político no Lollapalooza Brasil 2022, após a cantora Pabllo Vittar criticar o mandatário e segurar uma bandeira com o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em outra postagem, o artista rememorou a época da ditadura militar, quando a censura era um instrumento governamental, e afirmou que a reação a qualquer tipo de veto à livre manifestação deve ser "imensa".

"A ditadura não ensinou nada aos fascistóides brasileiros? A reação à censura vai ser imensa. Vão prender o público todo?", postou.

Além de José de Abreu, diversas celebridades, como Paolla Oliveira e Luciano Huck, também criticaram a decisão do TSE. O youtuber Felipe Neto encorajou os artistas a se manifestarem politicamente no Lollapalooza e se predispôs a ajudá-los a pagar uma eventual multa.