Topo

Casa dos Artistas: 'Silvio não sabia e não entendia as regras', diz Frota

Colaboração para Splash

09/02/2022 04h00Atualizada em 09/02/2022 14h24

Um dos grandes nomes da primeira temporada do "Casa dos Artistas" (SBT), o então ator Alexandre Frota, hoje com 58 anos, protagonizou momentos surpreendentes do programa, graças às regras que sempre eram alteradas pelo apresentador, Silvio Santos. Segundo Frota, o próprio dono do baú não entendia muito bem as regras da competição. A declaração está na entrevista que você pode assistir acima, na íntegra, concedida para o documentário "Realities: o Brasil na TV", de Splash e MOV.doc (veja abaixo os três episódios do documentário).

"O problema é que era muito novo o programa, o Silvio ainda não sabia e não entendia das regras completamente. Então, no primeiro domingo, nós montamos [a estratégia] para colocar a Alessandra Scatena e para que ela saísse. E aí o Silvio perguntou, através da tela, ao vivo: 'Ô, Frota, quer dizer que você quer que Alessandra Scatena saia?", lembra Frota.

"Aquilo para mim foi um choque. Aí eu falei para ele que não. Aí ele falou: 'Não? Roda o VT'. Só que em vez de rodar o VT só para vocês que estão em casa, ele rodou para quem estava em casa e para a gente lá dentro. Então você vê toda a armação e a estratégia. [...] Ela [Alessandra] começou a chorar", continuou.

Saída relâmpago

A eliminação da então assistente do palco culminou em um dos momentos mais marcantes da participação de Frota no programa: sua saída-relâmpago da casa.

"Para mim, ali tinha acabado o programa naquele momento. Porque eu falei: 'Eu não posso mais jogar, porque cada passo que eu der, o cara vai chegar no programa ao vivo no domingo e vai me apontar. Então eu não posso continuar aqui'", explicou Alexandre.

Ele lembra que, naquela madrugada, após a saída de Alessandra, começou a pensar diversas vezes em deixar o programa, especialmente após ouvir as mulheres da casa falando sobre uma possível união masculina para eliminá-las.

"Aí eu falei 'Quer saber? Eu não vou ficar aqui pra chegar o domingo e tomar uma fritada'", contou Frota, revelando que pediu pra sair na manhã seguinte, às 6 da manhã, mas só conseguiu deixar a casa às 11h.

Eles colocaram psicólogo, diretor. Todo mundo veio falar comigo tentando me convencer. E tem uma lenda de que eu pulei o muro da casa e corri pela avenida Morumbi, o que é uma mentira. Eu saí. E aí eu soube do sucesso". Alexandre Frota

Alexandre revela que, ao chegar em sua casa, viu diversos jornalistas o esperando. "Pelo menos uns cem", calcula.

"E aí eu sento na coletiva, a imprensa toda sentada na sala. Quando eu começo, entrou a assistente do Silvio Santos, com o celular na mão, porque ele queria falar comigo", relatou, contando que Silvio pediu para que Frota o encontrasse em seu camarim naquele mesmo dia, no fim da tarde.

A volta à "Casa dos Artistas"

Segundo Frota, ninguém teve coragem de revelar a Silvio sua saída. "Quem avisou o Silvio que eu saí foi o Jassa, que faz o cabelo dele. Ninguém teve coragem de contar pro Silvio. E aí ele acorda de manhã pra fazer o cabelo e o Jassa fala pra ele", lembrou Alexandre.

Frota revela que, na conversa com Silvio no camarim, expôs que ele errou ao passar o VT da armação para a casa e que o dono do baú admitiu isso, oferecendo a possibilidade de Frota voltar para o programa. "Eu falei: 'É claro que eu quero voltar'", relatou Frota.

O Silvio nem deixou eu ir para casa. De lá mesmo, eu fui numa van e ele foi no carro dele. A gente voltou para casa, para o Morumbi, alguns diretores estavam contra a minha volta por causa das regras e o Silvio foi muito claro, falou: 'Quem manda sou eu e ele vai voltar'". Alexandre Frota

Para contornar qualquer problema eventual, já que Frota sairia se alguém reclamasse novamente, ele contou aos colegas de confinamento do sucesso que o programa estava fazendo.

Capa de revista alterada

Ao documentário "Realities: o Brasil na TV", Frota contou ainda de outros momentos em que Silvio Santos interferiu nas dinâmicas do jogo.

O Silvio entrou duas vezes da casa e, em uma das vezes que entrou, era para a gente fazer a capa de uma revista, com todos nós. E a gente faz a capa. Ele promete que vai mandar a capa da revista para dentro da casa. Só que a revista, quando sai, meio que fala a realidade da parada. Tipo 'as cobaias', 'artistas sendo expostos', algo mais pesado. Aí o Silvio refez o título da capa e colocou assim 'Um grande sucesso da TV brasileira'".

Frota revela ainda como eles descobriram do "truque" de Silvio.

"Todo mundo que ganhava uma prova recebia algum mimo da família. Lá para as tantas, lá na frente, a Mari Alexandre recebe um mimo da família e a mãe dela fotografa em frente ao outdoor real da capa da revista. E aí a gente fica sabendo que o título da capa não era o título que tinha ido para dentro da casa", contou.

Dificuldades

Frota relatou ainda as dificuldades enfrentadas no confinamento.

Mexe com a tua cabeça. O horário custa muito tempo a passar, tem momentos do dia que são momentos mais difíceis, geralmente depois do almoço, sabe? Dá um bode geral na casa então e você não tem rádio, não tem televisão, não tem notícia, não tem nada. Se você não tiver uma cabeça muito legal...".

Ele explicou ainda a diferença que enxerga nos realities daquela época e de hoje em dia.

"Hoje as pessoas vão porque querem se expor, estão atrás de dinheiro, sucesso, seguidores. Na nossa edição, a gente não queria saber quem ia ganhar, a gente queria se divertir. Todo mundo entrou pra se dar bem, mas é um se dar bem natural", finalizou.