Topo

'Matrix 4' dá dor de cabeça à Warner, e estúdio é processado por lançamento

Matrix 4 gera atrito na Justiça entre Village Roadshow e Warner Bros - Divulgação/ Warner Bros
Matrix 4 gera atrito na Justiça entre Village Roadshow e Warner Bros Imagem: Divulgação/ Warner Bros

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/02/2022 17h58Atualizada em 07/02/2022 21h54

A Village Roadshow Entertainment Group, coprodutora de "The Matrix Resurrections" ("A Ressurreição da Matrix", em tradução livre), entrou com um processo contra a Warner Bros devido ao lançamento do longa no HBO Max no mesmo dia do planejado nos cinemas. A informação é do relatório do "The Wall Street Journal".

Em ação, a coprodutora da franquia de sucesso reclama que a decisão do estúdio foi uma tentativa desesperada de sustentar o "seu serviço de streaming" e privá-los de receber os lucros oriundos do produto.

"O único propósito da WB em adiantar a data de lançamento de Matrix Resurrections era criar uma onda, desesperadamente, de assinaturas premium do HBO Max no final do ano, do que ela sabia que seria um filme de grande sucesso, apesar de saber muito bem que iria dizimar o caixa do filme. A medida também privou o Village Roadshow de qualquer vantagem econômica que o WB e suas afiliadas desfrutariam, especialmente, em comparação com um lançamento nos cinemas exclusivo de 2022", destaca a ação apresentada no Tribunal Superior de Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Village Roadshow também aponta que ação 'não industrial' da Warner Bros causou impacto nas bilheterias de Matrix Resurrections. A sequência do sucesso de bilheteria arrecadou 37 milhões de dólares no mercado interno, enquanto o filme "Homem-Aranha: No Way Home", que também é uma sequência de uma franquia, faturou 750 milhões de dólares.

O valor de indenização pedido pela Village Roadshow em danos não foi revelado, mas sugere uma contagem dos lucros da Warner Bros com as vendas de assinaturas do HBO Max e uma ordem que obriga o estúdio a informá-la sobre os futuros planos de distribuição.

Em 2021, a WarnerMedia, empresa controladora da Warner Bros, realizou todos os lançamentos de seus filmes via HBO Max no mesmo dia de lançamento nos cinemas. A ação foi tentativa de elevar o faturamento com sua base de assinantes devido os efeitos causados pela pandemia da covid-19 no mundo.

Vale destacar que a decisão de lançamento dos filmes no HBO Max gerou reações negativas de atores e parceiros da Warner Bros. O cineasta de "Duna", Denis Villeneuve, e o diretor de "Tenet", Christopher Nolan, criticaram o plano e até afirmaram que o HBO Max operava o "pior serviço de streaming".

A WarnerMedia não se manifestou sobre o caso até o momento. "The Matrix Resurrections" foi lançado em 22 de dezembro nos cinemas de todo o país. O quarto filme Matrix continua a história iniciada no original de 1999, que aparentemente havia concluído com "The Matrix Reloaded" e "The Matrix Revolutions" em 2003.