PUBLICIDADE
Topo

Splash Explica

Tá em dúvida? Chega mais que a gente te explica!


Lançada em 1983, por que 'Total Eclipse of the Heart' faz tanto sucesso?

Impossível ouvir "Total Eclipse of the Heart" e não cantar "Tuuuuurn aroooound" - Reprodução
Impossível ouvir 'Total Eclipse of the Heart' e não cantar 'Tuuuuurn aroooound' Imagem: Reprodução

Fernanda Talarico

De Splash, em São Paulo

02/01/2022 04h00

Se você já foi em um karaokê, "Total Eclipse of the Heart" com certeza foi uma das músicas cantadas durante a sessão. Isso porque o hit dos anos 1980 é um dos mais queridos entre os fãs de música pop antiga. Lançada em 11 de fevereiro de 1983, a música de Bonnie Tyler faz parte do álbum "Faster Than the Speed of the Night" e é o maior sucesso da cantora.

O fato de ser uma música de mais de 30 anos atrás não impede que ela ainda esteja bastante presente na cultura pop e até mesmo em produções brasileiras, como é o caso de "Deserto Particular" e "Eduardo e Mônica", filmes novos dos quais "Total Eclipse of the Heart" faz parte da trilha sonora e também é cantada pelos personagens.

Que delícia é cantar a parte "tuuuurn around" junto com amigos. Quase uma experiência catártica.

Mas, como uma música antiga assim pode fazer tanto sucesso?

Com uma letra que fala sobre a desilusão amorosa de alguém que espera por seu amado, é impossível não se reconhecer durante aqueles dias que nos sentimos mais sozinhos e desejamos uma música para ouvir na fossa.

Além disso, o refrão é uma delícia de cantar. Dá para gritar bastante a letra, que é bem fácil de decorar.

Além disso, o hit nunca deixou de estar presente no imaginário popular.

Um exemplo da eterna presença da canção no dia a dia do público é a série "Glee", conhecida por fazer diferentes covers de música, que contou com "Total Eclipse of the Heart" em um de seus episódios.

E mesmo "Modern Family", que não é uma produção musical, dedicou uma cena a este clássico que todos sabem cantar.

E, como tudo o que faz sucesso hoje em dia, a música fez parte de brincadeiras no TikTok, provando que o hit ultrapassa gerações.

@luelvesfelix MANDA ESSE VIDEO PRA TEU AMIGO FAZER CONTIGO! #foryou #comedy ? Total Eclipse of the Heart - Bonnie Tyler

A canção dos anos 1980 caiu no gosto popular brasileiro e ganhou diferentes versões, como "Total Eclipse of the Heart versão forró.

E tem também a versão em português!

Por fim, é impossível falar desta música sem lembramos da versão literal do clipe: alguém trocou a letra e colocou exatamente as esquisitices que acontecem no vídeo sendo cantadas. Infelizmente, apenas em inglês.