Topo

Solange Almeida sobre reencontro com Xand Avião: 'Primeiro passo foi dado'

Xand Avião celebra reconciliação com Solange Almeida (Foto: Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Xand Avião celebra reconciliação com Solange Almeida (Foto: Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Colaboração para Splash, no Rio de Janeiro

07/12/2021 21h34

Solange Almeida, de 47 anos, falou sobre seu reencontro com Xand Avião, 39, ontem, no palco na Farofa da GKay, em Fortaleza, no Ceará. Os músicos lideraram a banda Aviões do Forró durante 14 anos, mas separaram em 2017. Os dois se cantaram juntos pela primeira vez desde a briga judicial.

Em uma publicação feita nos Stories do Instagram, a cantora desabafou sobre a oportunidade de ter vivido esse reencontro com o antigo amigo de banda.

"Acordei agora há pouco e a primeira coisa que fiz foi agradecer a Deus. Depois abri meu celular para ver o que estava acontecendo, tanta mensagem, tanta ligação perdida, caramba! Em meio a tanta notícia ruim, eu vi todos falando sobre algo nobre, sobre perdão e reconciliação. Mas deixa eu começar lá do começo: há mais ou menos um mês eu estava conversando com meu amigo Rodrigo Farias e ele falou tanta coisa bacana sobre a vida, sobre perdoar. Perdoar a nós mesmos porque somos falhos, em primeiro lugar, e depois a quem de alguma forma nos feriu", começou ela.

Solange continuou o desabafo e falou sobre uma conversa com o padre Fábio de Melo. No bate-papo, os dois falaram sobre problemas emocionais.

"Dois dias depois eu recebi um áudio do padre Fábio. Ele sabia o que eu estava vivendo, as crises emocionais, pânico. E ele me disse 'seu corpo está cansado desse fardo, desse lixo emocional, e você precisa esvaziar'. Aquilo ficou martelando na minha cabeça por dias e hoje amanheci com o corpo leve, a mente quieta, o coração tranquilo", disse.

Em seguida, a cantora falou sobre o reencontro com Xand Avião e como conversar e dividir o palco com ele novamente trouxe algum alento para ela. Ela fez questão de agradecer a Gkay, responsável pelo encontro dos dois no palco do evento da influenciadora e atriz.

Depois de muito tempo sem dividir o palco com Xand, sem ter contato algum, a gente se reencontrou e isso graças a Gkay que me convidou para a Farofa, e segundo ao meu marido, Monilton, que acho que era das pessoas que mais torcia, e ao casal de amigos Rafael e Débora Cunha que pediram para ficar mais um pouco.

Ela continuou: "Do nada eu ouvi meu nome no palco sendo pronunciado e eu disse: 'por que não esvaziar esse lixo que eu carrego há anos?'. Subi ao palco e o resto vocês já sabem", disse ela.

A cantora falou que o reencontro no palco de ontem à noite não vai para por aí. Quando a agenda dos dois for possível, ela quer sentar com ele e tomar um café. Pelo menos, ela afirma que o primeiro passo já foi dado.

"Muitas pessoas perguntando o que falei no ouvido dele e ele falou no meu ouvido. A gente marcou um café e disse 'o primeiro passo foi dado, tinha que ser aqui'. Mas a gente precisa ter essa conversa só nós dois depois, sem holofote, nós temos uma história juntos. Xand, vamos marcar esse café sim, deixa eu chegar dos Estados Unidos, mas não para falar de passado, de mexer feridas que já estão cicatrizadas, deixa o passado onde está. O negócio é daqui para frente, olhar para frente", disse ela.

Além disso, a cantora também fez uma publicação sobre o reencontro no evento da influenciadora GKay.

"Nossa história começou há quase 20 anos, tempo suficiente para aprendermos muita coisa sobre a vida. E aprendemos! Foi massa cantar ao seu lado, Avião. Pareceu até aquela primeira vez… Mais uma vez fizemos a nossa felicidade e a de uma nação inteira. Tenho um orgulho tão grande dessa história, da nossa história! E ela é para sempre!", escreveu ela.

Xand também comemorou o retorno da amizade com Solange em uma publicação no Instagram. Ele compartilhou várias fotos em que aparecem abraçados e cantando juntos.

"Eu espero que esse momento possa representar para vocês um décimo da felicidade que representou para nós. Depois de meses tão difíceis pelos quais todos nós passamos, esse reencontro veio para nos certificar de que nada é para sempre… e ainda bem. O para sempre sempre acaba e essa é a grande beleza da vida. Quem achava que essa cena nunca mais se repetiria teve que ver mais uma certeza se partir. Obrigado Sol, obrigado GKay, obrigado a todo mundo no Brasil inteiro que se emocionou com a gente", escreveu o cantor.

Relembre o caso

Em 2016, Solange anunciou que deixaria a banda Aviões do Forró depois do Carnaval de 2017. Embora muitas especulações tenham sido levantadas, foi só dois anos depois que a cantora abriu o jogo para o público. Em 2019, Solange utilizou os stories do seu perfil no Instagram para quebrar o silêncio a contar sobre a ação judicial que movia contra a banda.

"A minha saída do Aviões estava pronta para ser dia 1 de setembro. Não a minha saída... eu anunciei que queria sair em 2015, chamei os sócios e disse que não ficaria mais na banda, e que eu os daria 2 anos pra isso. Aí eles me disseram em 2016 que não iam continuar com o Aviões do Forró, que eles iam acabar com o Aviões dia 1 de setembro de 2017 que íamos fazer uma turnê que a gente ia ganhar muito dinheiro. Eu disse 'beleza', então é esse o acordo. Dia 1º de setembro a gente faz os 15 anos do Aviões e a gente acaba por aqui uma história bonita, todo mundo capitalizado, 'você vai viver sua carreira solo e Xand vai fazer o mesmo', até aí beleza."

O que aconteceu, porém, segundo a cantora, é que o acordo citado acima não foi cumprido pelos sócios,

"Eu iria fazer o que se os sócios, que mandavam, que eram os administradores, chegaram para mim e disseram que eu só tinha 2 meses para ficar. Eu ia dizer o quê? Contestar? Ia brigar com isso? Não, simplesmente fiquei na minha", contou.

"Alguns dias depois eu assinei a minha saída da sociedade e eles ficaram certos de me pagar a parte que me cabia. Esperei quase quatro anos e nada foi feito. Eu estava perdendo esse tempo. Ingressei na Justiça em fevereiro para março deste ano para que eu tivesse meus direitos reconhecidos. Qualquer pessoa que trabalhe, tem que ter seus direitos. Dediquei uma vida e abdiquei de muita coisa... Tomei essa decisão porque cansei de ser saco de pancada, cansei de ser a mais prejudicada, em pensar nos outros e esquecer de mim".

Nesse processo, a cantora pedia cerca de R$ 5 milhões de reais ao grupo e, dentre suas colocações, ela afirmava que mesmo sendo sócia, teria um lucro menor que os demais.

Na época, a assessoria do cantor soltou uma nota que afirmava, dentre outras coisas, que a "Ação de Prestação de Haveres movida pela artista Solange Almeida é a via judicial adequada para a verificação e aferição de direitos e obrigações atribuíveis aos sócios que eventualmente se retiram das sociedades à qual integram" e que o processo encontrava-se "em fase de apresentação da contestação".

Após essas declarações, os cantores deixaram de se seguir nas redes sociais e evitaram falar publicamente sobre o assunto. Em 2018, a banda chegou ao fim e Xand também ingressou em carreira solo. Até o momento, os dois ainda não voltaram a se seguir nas redes sociais, no entanto, ambos utilizaram seus perfis oficiais para comemorar o reencontro. Confira: