Topo

Solange Almeida e Aviões do Forró: relembre a causa da saída da cantora

Solange Almeida e Xand Avião: relembre a causa da saída da cantora da banda -  Foto: Reprodução/Instagram
Solange Almeida e Xand Avião: relembre a causa da saída da cantora da banda Imagem: Foto: Reprodução/Instagram

Colaboração para Splash, em São Paulo

07/12/2021 14h22

Chupa que é de uva! Na madrugada de hoje, os fãs se surpreenderam com o reencontro entre Xand Avião e Solange Almeida. Os músicos que lideraram a banda Aviões do Forró durante 14 anos, se separaram em 2017 e não foram mais vistos juntos.

Tudo aconteceu de surpresa, durante a segunda madrugada da "Farofa da Gkay". Tanto a anfitriã, a influencer Gkay, como os seus convidados vieram ao delírio ao ouvir novamente os dois cantando alguns sucessos da banda.

Nas imagens, 'Solanja' e 'Xandinho' também estavam visivelmente emocionados com o reencontro, regado de beijos e abraços. Isso acontece após anos de uma batalha judicial movida pela cantora, contra os sócios da banda Aviões do Forró, entre eles, o Xand.

Relembre o caso

Em 2016, Sol Almeida anunciou que deixaria a banda Aviões do Forró depois do Carnaval de 2017. Embora muitas especulações tenham sido levantadas, foi só dois anos depois que a cantora abriu o jogo para o público. Em 2019, Solange utilizou os stories do seu perfil no Instagram para quebrar o silêncio a contar sobre a ação judicial que movia contra a banda.

"A minha saída do Aviões estava pronta para ser dia 1 de setembro. Não a minha saída... eu anunciei que queria sair em 2015, chamei os sócios e disse que não ficaria mais na banda, e que eu os daria 2 anos pra isso. Aí eles me disseram em 2016 que não iam continuar com o Aviões do Forró, que eles iam acabar com o Aviões dia 1 de setembro de 2017 que íamos fazer uma turnê que a gente ia ganhar muito dinheiro. Eu disse 'beleza', então é esse o acordo. Dia 1º de setembro a gente faz os 15 anos do Aviões e a gente acaba por aqui uma história bonita, todo mundo capitalizado, 'você vai viver sua carreira solo e Xand vai fazer o mesmo', até aí beleza", disse ela, na ocasião.

O que aconteceu, porém, segundo a cantora, é que o acordo citado acima não foi cumprido pelos sócios,

"Eu iria fazer o que se os sócios, que mandavam, que eram os administradores, chegaram pra mim e disseram que eu só tinha 2 meses pra ficar. Eu ia dizer o que? Contestar? Ia brigar com isso? Não, simplesmente fiquei na minha", contou.

"Alguns dias depois eu assinei a minha saída da sociedade e eles ficaram certos de me pagar a parte que me cabia. Esperei quase quatro anos e nada foi feito. Eu estava perdendo esse tempo. Ingressei na Justiça em fevereiro para março deste ano para que eu tivesse meus direitos reconhecidos. Qualquer pessoa que trabalhe, tem que ter seus direitos. Dediquei uma vida e abdiquei de muita coisa... Tomei essa decisão porque cansei de ser saco de pancada, cansei de ser a mais prejudicada, em pensar nos outros e esquecer de mim".

Nesse processo, a cantora pedia cerca de R$ 5 milhões de reais ao grupo e, dentre suas colocações, ela afirmava que mesmo sendo sócia, teria um lucro menor que os demais.

Na época, a assessoria do cantor soltou uma nota que afirmava, dentre outras coisas, que a "Ação de Prestação de Haveres movida pela artista Solange Almeida é a via judicial adequada para a verificação e aferição de direitos e obrigações atribuíveis aos sócios que eventualmente se retiram das sociedades à qual integram" e que o processo encontrava-se "em fase de apresentação da contestação".

Após essas declarações, os cantores deixaram de se seguir nas redes sociais e evitaram falar publicamente sobre o assunto. Em 2018, a banda chegou ao fim e Xand também ingressou em carreira solo. Até o momento, os dois ainda não voltaram a se seguir nas redes sociais, no entanto, ambos utilizaram seus perfis oficiais para comemorar o reencontro. Confira: