Topo

Aline Ramos: 'Um Lugar ao Sol quebra mais tabus que Verdades Secretas 2'

Colaboração para Splash, em São Paulo

01/12/2021 04h00

A novela "Um Lugar ao Sol" (Globo) tem recebido críticas positivas, principalmente das mulheres que acompanham a trama. Uma cena de masturbação protagonizada por Andrea Beltrão (Rebeca) deu o que falar nas redes sociais na última semana e é um dos exemplos de como a autora Lícia Manzo conduziu a história com atenção para o público feminino.

Aline Ramos, colunista de Splash, avalia que em apenas um mês no ar "Um Lugar ao Sol" já quebrou mais tabus em torno da sexualidade que "Verdades Secretas 2".

Lícia Manzo, justamente por ser mulher, tem um olhar muito delicado para o prazer feminino. Há um contraste com 'Verdades Secretas 2', que gerou um burburinho pelas cenas de sexo e por mostrar fetiches, indo sempre para o extremo. 'Um Lugar ao Sol' não foi para o extremo e parece que conseguiu fazer mais barulho com a cena de masturbação. A sensação é de que quebrou mais tabus.

Cristina Padiglione, colunista da Folha, lembra que nas novelas brasileiras existem muitas cenas voltadas ao prazer masculino e que a trama da novela das 21 horas é uma forma de mostrar o prazer feminino de forma natural.

Nós temos muitas cenas onde homens insinuam o prazer pessoal deles e as pessoas acham divertido. Hoje com as redes sociais temos a chance de defender as cenas de uma mulher em busca do próprio prazer. É uma forma de falarmos sobre isso sem que seja algo punitivo para as mulheres e isso 'Um Lugar ao Sol' faz muito bem.

'Splash Vê TV'

Apresentado por Débora Miranda ao lado de Aline Ramos, Cristina Padiglione e Marcelle Carvalho, o podcast "Splash Vê TV" vai ao ar às terças-feiras, 13h, no YouTube e demais plataformas de áudio.