Topo

Idris Elba achou ter levado tiro real em cena de filme, diz Ridley Scott

Idris Elba em cena com Denzel Washington em "O Gângster" - Reprodução/Universal Pictures
Idris Elba em cena com Denzel Washington em "O Gângster" Imagem: Reprodução/Universal Pictures

Colaboração para Splash, em São Paulo

24/11/2021 17h03Atualizada em 24/11/2021 17h05

O diretor Ridley Scott revelou que Idris Elba pensou ter levado um tiro de verdade durante uma cena com Denzel Washington no filme "O Gângster", que ele dirigiu para a Universal Pictures em 2007.

O assunto veio à tona durante uma entrevista do cineasta ao portal "Daily Mail" para divulgar seu novo trabalho, "Casa Gucci", que estreia amanhã nos cinemas brasileiros. No papo, Scott falava sobre o incidente envolvendo Alec Baldwin no set de "Rust", que terminou com a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins após um disparo acidental.

O diretor lembrou da cena em que o Tango, personagem de Idris Elba, é baleado na cabeça no meio da rua por Frank, interpretado no longa por Denzel Washington. "(Frank está) no café e diz: 'Apenas fiquem aqui'. Ele sai e todos os seus irmãos estão olhando. Aí ele desce a rua e Idris Elba está lá dizendo: 'Ei, o que você vai fazer? Atirar em mim, Frank? Vá em frente, atire em mim, Frank; atire na frente de todas essas pessoas'. Então ele simplesmente atira nele no local", comentou.

Então, Scott recordou a instrução que deu ao ator para realizar a cena. "O que aconteceu foi que eu disse a ele: 'Ouça, quando (Washington) colocar a arma na sua cabeça, apoie (a cabeça) nela'. Porque, a propósito, aquela era uma arma com um 'cano sólido'; não há abertura. Eu nunca arriscaria isso", destacou, citando a arma modificada para inviabilizar a passagem de qualquer bala e evitar acidentes.

No entanto, as armas de "cano sólido" ainda possuem o "coice" característico de um revólver comum, e foi isso que acabou assustando Idris. "[Washington] puxou o gatilho e disparou. Idris pensou que tinha levado um tiro, caiu na calçada e disse: 'Eu levei um tiro!'", frisou Scott.

Na mesma matéria, o portal britânico entrevistou Paul Biddiss, especialista em armas, que ressaltou o quanto Ridley Scott leva a segurança do set a sério. "Aquela era uma arma totalmente desativada e inutilizável no que diz respeito a disparar qualquer coisa", disse ele, que também aproveitou para lamentar o incidente no set de "Rust".

"Infelizmente, há muitos armeiros inexperientes tentando ganhar uma oportunidade na indústria. Armeiros jamais devem preparar uma arma com balas de verdade dentro, mesmo que ela não seja diretamente apontada para alguém", comentou.