Topo

Muito frio, pouca máscara: como é um show na Europa pós-pandemia

OneRepublic  - Reprodução/Instagram
OneRepublic Imagem: Reprodução/Instagram

Daniel Palomares

De Splash, em Budapeste

13/11/2021 20h41

Quando o termômetro está marcando 3º e começa a chover, você começa a sentir dor de tanto frio por todas as partes do corpo. Mas nada melhor do que um show animado em uma praça imponente do leste europeu para esquentar o espírito.

Na noite de hoje, o OneRepublic se apresentou no MTV World Stage na Heroes Square, em Budapeste, na Hungria, mesma cidade que receberá o Europe Music Awards pela primeira vez amanhã.

Acompanhar um show com milhares de pessoas reunidas após quase dois anos de pandemia é uma experiência surreal. Primeiro sentimos medo e depois o alívio ao perceber que situações assim já não são tão esquisitas quanto há pouco tempo.

"Eu voei para cá ontem e há seis meses, nos assustaria ver essa multidão em um show. Que bom que agora podemos estar pertinho!", festejou Ryan Tedder, vocalista do OneRepublic.

No palco, Ryan entoou alguns dos maiores sucessos da banda como "Apologize" e "Counting Stars", além de músicas da coleção que compôs para outros artistas como "Rumour Has It" de Adele e "Halo" de Beyoncé. Mesmo com o clima congelante, a banda conseguiu animar a plateia que se juntou em coro para cantar cada hit.

Pandemia

A sensação pode ser de alegria ao ver todo mundo reunido mais uma vez em um show, porém todo cuidado é pouco. Apesar das orientações dos organizadores para o uso de máscaras, além da realização de testes PCR para todos os repórteres e demais integrantes envolvidos na cobertura do evento, era difícil achar alguém na plateia usando uma.

Em maio, as autoridades húngaras suspenderam o uso de máscaras em locais abertos ou públicos, como restaurantes, hotéis e cinemas. Por aqui, pouco mais de 59% da população está totalmente imunizada com duas doses da vacina, nível semelhante ao do Brasil.

No último mês, porém, a Hungria viu um aumento significativo no número de casos da covid-19 e a partir do início de novembro, tornou obrigatório novamente o uso de máscaras ao menos no transporte público.

Nesse frio que o país enfrenta no momento, a máscara protege do vírus e também do nariz congelando e escorrendo. Ninguém sai perdendo!

O repórter viajou para Budapeste a convite da ViacomCBS.