PUBLICIDADE
Topo

Paulo Marinho, novo presidente da Globo, tem clã bilionário e xará político

Paulo Marinho assumirá a presidência da Globo
Paulo Marinho assumirá a presidência da Globo
Divulgação / Globo / Sergio Zalis

Daniel Palomares

De Splash, em São Paulo

14/10/2021 13h48

2022 trará grandes mudanças para o Grupo Globo e a Globo. As empresas passam a ser comandadas, respectivamente, por João Roberto Marinho e Paulo Marinho, atualmente diretor de Canais da Globo.

Na prática, as mudanças trazem de novo o comando do império da Globo para as mãos da família Marinho. Os dois substituirão Jorge Nóbrega, atual presidente executivo do Grupo Globo e também da Globo desde 2017, o primeiro presidente a não fazer parte da família Marinho.

Continua depois da publicidade
ghrhrhr - Sergio Zalis/Globo - Sergio Zalis/Globo
Jorge Nóbrega, atual presidente executivo da Globo, e Paulo Marinho, que o substituirá a partir de fevereiro de 2022
Imagem: Sergio Zalis/Globo

Família poderosa

Paulo Marinho, de 44 anos, é neto de Roberto Marinho (1904-2003), jornalista e empresário fundador do Grupo Globo. Roberto teve quatro filhos, mas um deles, Paulo Roberto, morreu na década de 1970 em um acidente de carro.

Os outros três herdeiros, Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto, figuram na lista dos homens mais ricos do mundo, divulgada em abril pela Forbes. Cada um tem uma fortuna de 1,8 bilhão de dólares, cerca de R$ 10 bilhões.

rthty - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
O "BBB 21" foi um dos fenômenos que alavancou o Globoplay e outras plataformas digitais da Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Investimento digital

A mudança no comando do Grupo Globo e da Globo também vem acompanhada de um investimento maior da empresa no setor digital, fortalecendo o serviço de streaming e a integração com outras plataformas. Paulo Marinho falou sobre o assunto em artigo de fevereiro no InfoMoney.

Continua depois da publicidade

Mas a televisão tal como a conhecíamos, aquela que chegou ao Brasil há 70 anos e ganhou lugar de destaque na sala de casa, não é mais sinônimo de meio de distribuição. É a união do conteúdo de qualidade com a tecnologia para oferecer a melhor experiência.

Paulo Marinho

De acordo com Paulo, o Globoplay fechou 2020 com um aumento de 89% no número de assinantes. O fenômeno do "BBB 21" também atingiu 43,7 milhões de pessoas na TV, em um esforço conjunto com a TV por assinatura, o streaming e as plataformas digitais.

rthtgryh - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Não confunda Paulo Marinho, novo presidente da Globo, com o empresário e político Paulo Marinho, antigo apoiador de Bolsonaro
Imagem: Reprodução/Facebook

Não confunda!

Outro Paulo Marinho ganhou as notícias nos últimos anos, mas não tem nada a ver com o novo presidente da Globo. O empresário e atual presidente estadual do PSDB no Rio de Janeiro, Paulo Marinho, ficou conhecido como um dos principais colaboradores da campanha de Jair Bolsonaro em 2018.

Em 2019, o empresário Paulo Marinho rompeu a relação com Bolsonaro e hoje seu filho, o humorista André Marinho, é um dos maiores críticos do atual governo do Brasil. Paulo também é pai da cantora Giulia Be.