Topo

Famosos criticam governo por incêndio na Cinemateca: 'Tragédia anunciada'

Do Splash, em São Paulo

29/07/2021 19h29Atualizada em 30/07/2021 12h34

Paolla Oliveira, Leandra Leal, Tico Santa Cruz e outros artistas compartilharam mensagens lamentando o incêndio na Cinemateca Brasileira hoje e cobrando o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por conta do incidente.

Os trabalhadores da Cinemateca Brasileira alertaram sobre o risco de um incêndio no local em abril deste ano. O texto pedia por uma ação emergencial para preservar o acervo e manter o funcionamento do espaço.

Paolla Oliveira

Em uma série de tuítes, ela atribuiu o incêndio a "um projeto contra a arte e contra o trabalho de quem teima em sonhar e lutar pela beleza do cinema com amor e afeto, de uma forma que algumas pessoas que odeiam tudo que nossa cultura representa, nunca conseguirão".

Leandra Leal

Em uma sequência de publicações, a atriz afirmou que o incêndio da Cinemateca é "inaceitável e triste".


Tico Santa Cruz

O cantor destacou que o governo não se preocupou em conservar locais e informações importantes para a cultura e a ciência brasileira.

MC Rashid

O artista lamentou o fato de uma parte da cultura do país não ter sido preservada da maneira correta.

Felipe Neto

O youtuber compartilhou o comunicado dos trabalhadores da Cinemateca para reforçar que o incêndio não foi um acidente.

Gregório Duvivier

O ator também destacou o aviso dado em abril. "Sem trabalhador não tem acervo", afirmou ele ao destacar um trecho do texto.

Leci Brandão

A cantora afirmou ser "criminoso" o descaso dos governantes com a cultura e também citou o comunicado publicado em abril na rede social.

Ana Hikari

A atriz que fez sucesso em "Malhação - Viva a Diferença", exibida entre 2017 e 2018, lamentou o incêndio e também destacou que o local precisava de manutenções.

Rodrigo Santoro

Rodrigo Santoro também lamentou a perda do acervo da Cinemateca: "O lamentável incêndio na Cinemateca, ontem, apaga um pouco do que fomos. E o que seremos sem história? O que mais vamos precisar perder até nos darmos conta da importância da valorização da nossa memória e da nossa cultura?"

Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer compartilhou a vinheta de abertura do último festival Janela de Cinema do Recife, que também já alertava sobre o risco de incêndio na Cinemateca. A atriz escreveu: "Uma tragédia anunciada, que muitos de nós atentamos nos últimos meses. Museu Nacional, Cinemateca… qual será o próximo?"

Teresa Cristina e Fábio Porchat

A sambista Teresa Cristina compartilhou uma postagem do humorista Fábio Porchat e repetiu a frase que ele escreveu: "Não é um acidente, é um projeto em andamento!"

Incêndio

A unidade da Cinemateca Brasileira na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, teve o galpão de arquivo comprometido - uma área de cerca de 1 mil m². Segundo os bombeiros, não há registro de vítimas até o momento.

Ao todo, 50 bombeiros e dezessete viaturas estão no local para controlar as chamas. O incidente teria começado no teto, por volta das 18h, mas está próximo de ser controlado.