Topo

Mauricio Stycer: 'Opinião no jornalismo ainda é tabu na TV aberta'

A jornalista Rachel Sheherazade
A jornalista Rachel Sheherazade
Divulgação

Colaboração para Splash, em São Paulo

22/04/2021 04h00

Opinião no jornalismo ainda é tabu na TV aberta, diz o colunista do UOL Mauricio Stycer. Este é um dos assuntos do podcast UOL Vê TV #72, com Aline Ramos, Chico Barney, Débora Miranda e Stycer.

Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo
Continua depois da publicidade

Para Stycer, "principalmente na TV aberta, que é vista por muita gente, os canais com razão têm um certo cuidado em apresentar opiniões dos âncoras". "Isso é uma cultura da TV por assinatura", diz.

O que o jornalismo persegue é ajudar o espectador a formar uma opinião, mostrar claramente que há contradições no discurso de um político, por exemplo
Mauricio Stycer

"O Jornal da Globo com a Renata Lo Prete é um dos campeões nisso", observa, citando o caso específico de Boris Casoy, que criou bordões que sublinhavam que se tratava de uma opinião, como "isso é uma vergonha".

Ter um colunista que vai lá para opinar de uma forma mais clara funciona melhor na televisão, ainda que seja pouco usado na TV aberta
Débora Miranda

Stycer afirma que o "Jornal Nacional" tem feito o trabalho de ajudar o espectador a ter uma opinião, apesar de ter um formato mais tradicional, como observa Débora.

Continua depois da publicidade

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir UOL Vê TV, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, a transmissão com vídeo ao vivo é às terças-feiras, às 13h.