PUBLICIDADE
Topo

Tato, de A Viagem, está longe da TV e aguarda decisão sobre direitos

Felipe toca a vida aos 60 anos em Teresópolis
Felipe toca a vida aos 60 anos em Teresópolis
Acervo Pessoal

André Aram

Colaboração para o UOL

19/01/2021 04h00

Muitos podem não reconhecer, outros não lembrar, mas Felipe Martins, hoje com 60 anos, fez sucesso na década de 90 com a novela "A Viagem". A trama voltou a ser reprisada pelo Viva em dezembro de 2020.

Felipe vive uma vida diferente, atualmente. Está longe da TV, morando em Teresópolis (RJ) há 10 anos com seus dois cães. Novela nem faz tanto parte da sua rotina, mais focado em séries policias, programas sobre animais ou fazendo esculturas.

Continua depois da publicidade
Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo

Mas ele ainda segue ligado à novela. Fala com carinho sobre a honra de ter trabalhado com Antônio Fagundes, seu pai na trama. Hoje, aguarda uma decisão sobre direitos conexos da obra, uma briga da categoria artística em geral.

É uma batalha que a gente tá aí correndo atrás e tomara que a gente consiga ganhar essa batalha

"Não está no momento na Justiça, nenhum órgão cuida disso, eu acho. Existe a Interartis que cuida de direitos quando vendidos para o exterior."

A Interartis tem como presidente a atriz Glória Pires. A organização é uma associação de gestão coletiva do setor audiovisual formada por artistas brasileiros que atuam como intérpretes de televisão, vídeo ou cinema.

Continua depois da publicidade
Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
Imagem: Acervo Pessoal

A busca por qualidade de vida levou o ator para a região serrana. Além de atuar, há décadas Felipe dá aulas de teatro para jovens que querem seguir os seus passos, no entanto, a pandemia acabou afetando o lado profissional, mas ele vê com otimismo: "vai passar e nós precisamos estar fortes pra isso"

Depois da Globo

Com uma extensa carreira no teatro, TV e cinema, Felipe Martins trocou de emissora em 2006. Ficou nove anos na RecordTV.

Foi uma experiência muito boa, gostei de ter trabalhado lá. Gostei muito de Vidas Opostas, meu primeiro trabalho lá, e o último foi Milagres de Jesus, que foi muito legal.

O ator também possui um trabalho no canal Esses Caras Velhos, que faz na companhia dos amigos Felipe Camargo, Edgard Amorim, Stepan Nercessian, Roney Villela e Roberto Pirillo.

Continua depois da publicidade

Ano passado, o ator teve de encarar uma diverticulite, mas o problema de saúde está sob controle, assim como o sonambulismo.

E a novela?

Quando fala sobre a novela, Felipe tem um carinho especial pelo sucesso de "A Viagem".

"Eu acho maravilhoso essa questão do espiritismo que a novela expôs, acho uma religião muito inteligente. Eu tenho todas as religiões, eu respeito muito o que as pessoas acreditam".

Eu respeito muito o passado, é ele quem nos ensina, não sou nostálgico, claro que tenho saudades, mas não são saudades doentias
Errata: o texto foi atualizado
Diferentemente do que foi noticiado e replicado na home do UOL, Felipe não entrou com uma ação contra a Globo pelos direitos da novela. A informação foi corrigida.